Barra MediaLivre
PUB
Junte-se a nós:

"TV Guia: As últimas notícias, novidades e entretenimento sobre televisão. Saiba tudo sobre as suas séries, novelas e estrelas favoritas"

Abel Ferreira
1/4 - Foto : André Penner Abel Ferreira
2/4
3/4
4/4

Estrelas Sem elas não havia noite mágica! O papel decisivo das três mulheres da vida de Abel Ferreira para treinador continuar a viver dias de sonho no Brasil

31 de Outubro de 2025 às 14:29
Há cinco anos no emblema de São Paulo, graças ao contributo de mulher e filhas, técnico português voltou a experienciar momento histórico ao qualificar-se de forma épica para final da Libertadores
seguir:
abel ferreira
brasil
mulheres

Abel Ferreira continua a fazer história no Palmeiras, após ter conseguido uma reviravolta icónica, dando a volta a uma desvantagem de 3-0 frente à Liga de Quito, do Equador, na segunda mão da meia-final da Taça dos Libertadores, a mais importante competição de clubes da América do Sul, qualificando-se para a sua terceira final (venceu as outras duas) nos cinco anos no Brasil, que será disputada contra o Flamengo. As imagens do seu copioso choro de emoção no relvado já correm mundo e incrementam o simbolismo da sua caminhada.

PUB

Apesar das pesadas críticas que surgem a cada mau resultado, o treinador português de 46 anos, que aufere um ordenado de seis milhões de euros anuais no Allianz Parque, continua a agarrar-se ao seu projeto no clube de São Paulo, caminhada para a qual foi também decisiva a sua mulher, a psicóloga Ana Xavier, e as filhas, Maria Inês e Mariana, sendo que Abel, pelo menos publicamente, coloca o ónus das suas decisões na vontade da família. 

A continuidade de Abel em terras paulistas esteve várias vezes em risco. Chegado ao Palmeiras em 2020, o penafidelense sublinhara em 2022 que só permaneceria se a família fosse viver com ele, situação que não havia ocorrido no trabalho anterior, no PAOK, da Grécia. "Falei com a minha esposa e disse: 'só fico se tu vieres, senão não fico'", chegou a dizer, a um programa televisivo, antes de renovar.

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, foi fulcral para resolver o impasse, convencendo Ana Xavier e as filhas do casal a residir no Brasil para manter o homem que era o pilar do sucesso do Palmeiras. Numa conferência de imprensa, após a renovação, Abel declarou: "Quem tratou do meu contrato foi a minha mulher, o advogado e a família. Só quis saber o dia de assinar. Na minha casa, quem manda é ela. Dedico a vitória à Maria Inês, a minha filha mais velha e a que mais sofre."

PUB

Depois, e na sequência do segundo título brasileiro conquistado, o antigo técnico do Sp. Braga chegou a estar prestes a rumar ao Qatar em 2023, tendo até um pré-contrato assinado, mudando de ideias fruto do conforto da companheira e das duas filhas na cidade paulista, num caso que até acabou em tribunal com um litígio entre Abel e o Al-Sadd, que reclamava uma indemnização pela rescisão do acordo.

Em agosto deste ano, quando estava a ser massivamente criticado pela eliminação às mãos do grande rival Corinthians, Abel mostrou-se preocupado pelas filhas: "Quando chegar a casa hoje, vou perguntar às minhas filhas. É difícil de explicar para elas o que se passou há três ou quatro dias. Eles aqui comigo já há muito tempo e não entendem. É difícil explicar para elas que o pai foi 'xingado'."

PUB

Agora, enquanto luta pelo terceiro campeonato no Brasil e por uma terceira Libertadores, a família volta a ser um fator no momento de decidir a sua continuidade. Isto porque a primogénita, Maria Inês, se inscreveu numa faculdade em Braga e a imprensa brasileira avança que Ana Xavier iria acompanhar a filha para Portugal, situação que poderia trazer arduidades no que toca à permanência de Abel em São Paulo. De acordo com a ESPN, a distância da descendente foi também um dos motivos das emoções fortes de Abel no relvado, ainda que a filha mais nova, Mariana, continue a morar em terras paulistas.

Abel Ferreira e Ana Xavier 1/2 - Foto : Palmeiras Abel Ferreira e Ana Xavier
Abel Ferreira e Ana Xavier 2/2 - Foto : Ricardo Jr Abel Ferreira e Ana Xavier

Por fim, para além das três mulheres da sua vida, há uma outra que o português nunca esquece quando se refere às alegrias que viveu no Palmeiras, a presidente Leila Pereira, que, na noite lendária desta sexta-feira, fez questão de interromper a conferência de imprensa para agradecer ao português o feito. "É o maior técnico da história do Palmeiras. Sem dúvida alguma, ele sabe disso e que sempre o apoiei nos momentos positivos e nos momentos difíceis", assinalou.

PUB
Newsletter Diária

As principais notícias do dia sobre a vida dos famosos, em Portugal.

PUB
PUB
Deseja receber notificações?
Cancelar Continuar