Homenagem Um ano sem Pinto da Costa: veja a sentida homenagem de Sérgio Conceição
Foi a 15 de fevereiro de 2025 que partiu Jorge Nuno Pinto da Costa, o homem que durante décadas esteve à frente dos destinos do FC Porto, como presidente do clube. No dia em que se assinala um ano da sua morte, Sérgio Conceição, antigo treinador dos ‘dragões´, usou as redes sociais para recordar o homem que foi tão importante na sua vida e a sua carreira e que nunca esquecerá. Afinal, foi mais do que um líder: foi um amigo.
A homenagem do técnico português, de 51 anos de idade, é sentida. “O meu Presidente. Faz hoje um ano que partiu um homem que marcou para sempre a minha carreira e a minha vida. O presidente mais titulado da história do futebol. O grande arquiteto das conquistas eternas do Futebol Clube do Porto. Mas, para mim, foi muito mais do que isso. Foi um amigo. Um guia”, começou por escrever Sérgio Conceição na sua conta de Instagram.
O treinador acompanhou o emotivo texto com várias fotografias ao lado de Pinto da Costa. “Devo-lhe tanto. Devo-lhe oportunidades, Devo-lhe palavras ditas no instante certo, olhares que davam força, silêncios que ensinavam”, continuou, recordando o dia em que decidiu voltar ao clube e assumir os comandos da equipa azul e branca: “Há decisões que mudam uma carreira. A minha teve data: 27 de maio de 2017. Hoje, mais do que nunca, sei que foi a melhor decisão da minha vida profissional…”
Sérgio Conceição, atual técnico do Al Ittihad, da Arábia Saudita, não esconde a falta que Jorge Nuno Pinto da Costa lhe faz. “Ainda hoje procuro os seus conselhos. Ainda hoje imagino o que me diria. E, de alguma forma, continuo a ouvi-lo. Recordo-o com gratidão infinita e uma saudade que não passa. Para sempre, Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa", concluiu.