Barra MediaLivre
PUB
Junte-se a nós:

"TV Guia: As últimas notícias, novidades e entretenimento sobre televisão. Saiba tudo sobre as suas séries, novelas e estrelas favoritas"

Zé Maria
1/6 - Foto : Ricardo Ruella Zé Maria
Zé Maria
2/6 - Foto : Ricardo Ruella Zé Maria
Zé Maria
3/6 - Foto : Ricardo Ruella Zé Maria
Zé Maria
4/6 - Foto : Ricardo Ruella Zé Maria
Zé Maria
5/6 - Foto : Ricardo Ruella Zé Maria
Zé Maria
6/6 - Foto : Ricardo Ruella Zé Maria

big brother Vive sozinho, faz as compras ao pais e é jardineiro. A vida de Zé Maria, o primeiro vencedor do Big Brother, 25 anos após o reality show que o levou ao fundo do poço

15 de Março de 2025 às 19:15
Após quatro anos de fama e um fim triste, em que quase pôs fim à vida, o barranquenho carrega o fardo da depressão
seguir:
João Bénard Garcia
zé maria
vencedor primeiro big brother
big brother
nova vida

Quem chega à vila de Barrancos, Beja, na raia com Espanha e se cruza na rua com um homem de gorro, barba branca de três dias e roupas mal amanhadas a sair de um pequeno e velho Peugeot verde está longe de imaginar ter à sua frente Zé Maria Seleiro, hoje com 51 anos, o grande vencedor do primeiro ‘Big Brother’ em Portugal (2000), a estrela maior de reality show que alguma vez Portugal idolatrou, o maior fenómeno de popularidade televisiva de sempre, só suplantado por jogos de futebol, e apenas quando a seleção portuguesa entra em campo nas competições internacionais

PUB

A TV Guia voltou dois anos depois à terra natal deste antigo herói nacional, estacionou o carro e cruzou-se de imediato com o homem que a 31 de dezembro de 2000 fez parar Portugal e conquistou 20 mil contos (hoje seriam 100 mil euros) e um carro.

Hoje não quer nada com o mediatismo. É jardineiro na Câmara de Barrancos, ganha o ordenado mínimo e quer estar sossegado no seu canto.

"É um eremia que se fecha em casa e só aparece muito discreto em ocasiões como o Carnaval ou na garraiada das festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição, em agosto"

vizinho de zé maria

Sempre que arranca mais uma edição de um reality com figuras carismáticas começam de imediato as comparações com Zé Maria. E toda a gente pergunta o que é feito dele. Na vila de Barrancos, quem o conhece garante que vive deprimido, vai ao café tomar o seu descafeinado depois do trabalho, faz compras para os pais, ainda vivos, e volta para casa. Tem muito poucos amigos na vila, não se lhe conhecem relacionamentos amorosos. “É um eremita que se fecha em casa e só aparece muito discreto em ocasiões como o Carnaval ou na garraiada das festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, em agosto”, conta-nos um vizinho, que solicita anonimato.

PUB

Há 24 anos, o jovem trabalhador da construção civil viu no programa da TVI uma oportunidade de fugir de Barrancos e sonhar alto. A sua forma peculiar de ser e o seu amor pelos animais - quem não se lembra como tratava e conversava com as galinhas da casa mais vigiada de Portugal - caiu no goto dos portugueses, que lhe deram a vitória. Só que Zé Maria não estava preparado para o que aconteceu. Tornou-se uma das figuras mais mediáticas nacionais. E isso foi demais. “Éramos genuínos. Éramos puros. Não tínhamos maldade. Não tínhamos noção de nada. Vivíamos como se fosse a nossa casa. Não tínhamos a noção da projeção do ‘Big Brother’, da quantidade de pessoas que, também, estavam a viver aqueles momentos”, recordou Susana Almeida, a penúltima a sair da casa.

No embalo da fama a TVI tentou fazer de Zé Maria apresentador de televisão: ele estava em todo o lado. O diz-que-diz sobre a sua vida amorosa era cada vez maior e a pressão foi demais. Em 2004 tudo descambou. Em agosto tentou atirar-se da Ponte 25 de Abril, mas acabou por ser salvo por militares da Brigada de Trânsito da GNR.

Dois dias depois, a 17 de agosto, foi visto a passear nu numa rua de Lisboa, com dois gatos debaixo dos braços. Foi salvo por agentes da PSP que o levaram para o hospital Curry Cabral, em Lisboa.

PUB

Foi depois internado no Hospital Miguel Bombarda, transferido para uma clínica psiquiátrica e desde essa altura tem acompanhamento médico e tomará para sempre medicação para a depressão, a fim de prevenir novos comportamentos que coloquem em causa a sua vida.

PUB
Newsletter Diária

As principais notícias do dia sobre a vida dos famosos, em Portugal.

PUB
PUB
Deseja receber notificações?
Cancelar Continuar