1/16

Novelas A Herança. Pânico e desespero: Pipa desmaia e é internada de urgência

26 de Abril de 2025 às 12:14
Adolescente tem um distúrbio psicológico e é Gonçalo quem a salva

A família Novais prepara-se para viver um novo momento de sobressalto. Depois de andar uns dias queixosa da barriga, Pipa (Diana Ginja) desmaia nos braços nos braços de Brígida (Sofia Sá da Bandeira). Ao ver a neta naquele estado, a mãe de Pilar (Mariana Monteiro) grita, cheia de medo e é Gonçalo (José Mata) quem a vai acudir. Não dá para ficarmos à espera. Temos de ir já para o hospital”, grita ele, pegando na menina ao colo e seguindo para a unidade de saúde.

PUB

Já no hospital, Pipa é observada pela polícia. Brígida continua a tentar telefonar a Rafael (Diogo Lopes), que não responde. Desesperada, a matriarca dos Novais pede ajuda a Sofia (Patrícia Tavares) que vai ao quarto do irmão e o avisa do que se passa. Em pânico, ele corre para a unidade de saúde.

Entretanto, a médica anuncia o resultado dos exames. “A Filipa sofreu um envenenamento.  Mas atenção que nem todos os envenenamentos são feitos através de… veneno, passo a expressão. No caso da Filipa, tratou-se de um envenenamento por chumbo, solventes..., revela, perguntando se Pipa pinta. Pilar (Mariana Monteiro) confirma. “Então só pode ser o que imaginei: a Filipa ingeriu as tintas”, declara. Nesse instante, Rafael aparece e fica em choque com o que ouve. Temos quase a certeza de que se trata de um transtorno alimentar conhecido como pica. As pessoas que sofrem de pica sentem a compulsão de ingerir produtos não alimentares como terra, papel, giz, cabelo… No caso específico da Pipa, é tinta”, justifica a médica.

PUB

Brígida está em negação e explica que a neta era incapaz de o fazer. Falei com a Filipa e ela confirmou que é uma coisa que faz com frequência e há já algum tempo. Até fiquei surpresa por só ter dado sinais agora. Ainda temos de apurar as causas, mas como qualquer distúrbio, normalmente estão ligadas à parte psicológica. Depressão, por exemplo…. Têm notado alguma alteração no contexto familiar da Filipa?, prossegue a profissional de saúde.

Já Rafael permanece incrédulo e nada diz. “Ela perdeu a mãe há dois anos e… bom, tem sido difícil para ela”, responde a avó da menina e a médica informa-os de que a adolescente vai ter que ficar em observação. “Compreendo. Bom, no imediato a Filipa vai ter de ficar em internamento, sob observação e com acompanhamento psicológico. Quando ela tiver alta, discutiremos o plano de intervenção”, anuncia, deixando Rafael em lágrimas. Gonçalo aproxima-se e pede-lhe calma.

Saiba tudo sobre 'A Herança' e as outras novelas na revista TV Guia desta semana, já nas bancas de Portugal, ou na versão digital, aqui.

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas