Novelas A Herança. Trauma sem fim: Teresinha mostra as marcas da tortura a Bernardo e Sofia e explica o motivo da sua dor
Desde que regressou a casa, depois de ter sido raptada juntamente com Beatriz (Bárbara Branco) que Teresinha (Laura Dutra) tem escondido os seus traumas e dores de toda a gente. Bernardo (Rui Pedro Silva) já notou que ela já não é a mesma rapariga alegre por quem se apaixonou e que se tem mostrado bastante distante dele. Cada vez mais preocupado, até comenta o assunto com Sofia (Patrícia Tavares), que lhe pede calma para que a afilhada supere os traumas.
Mas a rapariga vai acabar por desabar e contar toda a verdade ao namorado. Tudo acontece quando repara que ela tem várias marcas nas costas. “Eu fui rebelde, por isso eles bateram-me, queimaram-me e torturam-me até ficar caladinha! Contente? Ou precisas de uma descrição detalhada de como apagavam cigarros nas minhas costas?”, começa por atirar, irritada, justificando que nunca contou a verdade porque não quer a pena do amado.
As lágrimas começam a escorrer pelo rosto da adolescente, que afirma: “Aqui tudo continuou igual, a vida não parou, continuaram todos a fazer as mesmas coisas. Mas eu fui ameaçada e torturada todos os dias. Passei fome, rastejei por um pedaço de pão, uma gota de água... levei porrada como se fosse um saco de boxe. E o que me custa mais é saber que não sou tão forte como pensava”, solta. “Tu és forte. Estás aqui. Sobreviveste. Isso é o mais importante”, frisa o filho de Pilar (Mariana Monteiro).
“Mas não sou eu. Já não sou a mesma Teresinha. Estou marcada para sempre. Estou a falar do que mudou dentro de mim. Eu tentei, juro que tentei voltar a ser como era. Não consigo esquecer, não consigo dormir. Tenho medo de uma porta que fecha com mais força, fico stressada com gritos, estou sempre alerta...”, adianta. Bernardo segura-lhe as mãos, abraça-a e promete fazer de tudo para a ajudar a superar tudo aquilo.
Instantes depois, Sofia encontra a afilhada cabisbaixa e as duas conversam sobre tudo o que aconteceu. “Tudo o que eu tenho feito desde que cheguei é fingir. Fingir que ainda sou quem era... fingir que sou forte para não vos dececionar. Se eu fosse assim tão forte, conseguia dar a volta por cima, como a Bia. Eu estou livre, estou bem, vocês estão aqui. Devia superar, esquecer, mas não consigo”, aponta.
A madrinha faz-lhe uma festa no rosto e garante que ela precisa de tempo. “Tu iluminas e alegras a vida de toda a gente... a minha, do senhor Augusto, do Otávio, que só quer ser teu pai, e até da Bia, que apesar dos ciúmes, também te adora. Mesmo que não voltes a ser a mesma pessoa, vamos gostar de ti na mesma. Mas eu tenho a certeza de que vais voltar a ser quem eras, porque o que aconteceu não te define. Tu és muito melhor do que a maldade daquela gente”, solta, enquanto lhe limpa as lágrimas.
Saiba tudo sobre 'A Herança' e as outras novelas na revista TV Guia desta semana, já nas bancas de Portugal, ou na versão digital, aqui.
Também poderá gostar de
Das imitações de marcas de luxo às meias da mãe: Liliana estreia-se a vender na Internet com Fábio e até a sogra lhe quis dar a mão
O que faltava contar: Como Francisco Monteiro conseguiu reconquistar Marcia Soares e deu a volta à mágoa que ela tinha por ele
A doença que levou Helena Laureano a ganhar peso: atriz conta tudo e explica o que mudou na sua vida
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas