Barra MediaLivre
PUB
Junte-se a nós:

"TV Guia: As últimas notícias, novidades e entretenimento sobre televisão. Saiba tudo sobre as suas séries, novelas e estrelas favoritas"

1/17
2/17
3/17
4/17
5/17
6/17
7/17
8/17
9/17
10/17
11/17
12/17
13/17
14/17
15/17
16/17
17/17

Novelas A Herança. Trauma sem fim: Teresinha mostra as marcas da tortura a Bernardo e Sofia e explica o motivo da sua dor

21 de Dezembro de 2025 às 21:12
Num momento frágil, a adolescente desaba e conta toda a verdade ao namorado e à madrinha
seguir:
Tiago Henriques
A Herança
Trauma
Tortura
Teresinha
Lágrimas
Bernardo
Sofia
Rapto
Drama

Desde que regressou a casa, depois de ter sido raptada juntamente com Beatriz (Bárbara Branco) que Teresinha (Laura Dutra) tem escondido os seus traumas e dores de toda a gente. Bernardo (Rui Pedro Silva) já notou que ela já não é a mesma rapariga alegre por quem se apaixonou e que se tem mostrado bastante distante dele. Cada vez mais preocupado, até comenta o assunto com Sofia (Patrícia Tavares), que lhe pede calma para que a afilhada supere os traumas.

PUB

Mas a rapariga vai acabar por desabar e contar toda a verdade ao namorado. Tudo acontece quando repara que ela tem várias marcas nas costas. “Eu fui rebelde, por isso eles bateram-me, queimaram-me e torturam-me até ficar caladinha! Contente? Ou precisas de uma descrição detalhada de como apagavam cigarros nas minhas costas?”, começa por atirar, irritada, justificando que nunca contou a verdade porque não quer a pena do amado.

As lágrimas começam a escorrer pelo rosto da adolescente, que afirma: “Aqui tudo continuou igual, a vida não parou, continuaram todos a fazer as mesmas coisas. Mas eu fui ameaçada e torturada todos os dias. Passei fome, rastejei por um pedaço de pão, uma gota de água... levei porrada como se fosse um saco de boxe. E o que me custa mais é saber que não sou tão forte como pensava”, solta. “Tu és forte. Estás aqui. Sobreviveste. Isso é o mais importante”, frisa o filho de Pilar (Mariana Monteiro).

PUB

“Mas não sou eu. Já não sou a mesma Teresinha. Estou marcada para sempre. Estou a falar do que mudou dentro de mim. Eu tentei, juro que tentei voltar a ser como era. Não consigo esquecer, não consigo dormir. Tenho medo de uma porta que fecha com mais força, fico stressada com gritos, estou sempre alerta...”, adianta. Bernardo segura-lhe as mãos, abraça-a e promete fazer de tudo para a ajudar a superar tudo aquilo.

Instantes depois, Sofia encontra a afilhada cabisbaixa e as duas conversam sobre tudo o que aconteceu. “Tudo o que eu tenho feito desde que cheguei é fingir. Fingir que ainda sou quem era... fingir que sou forte para não vos dececionar. Se eu fosse assim tão forte, conseguia dar a volta por cima, como a Bia. Eu estou livre, estou bem, vocês estão aqui. Devia superar, esquecer, mas não consigo”, aponta.

A madrinha faz-lhe uma festa no rosto e garante que ela precisa de tempo. “Tu iluminas e alegras a vida de toda a gente... a minha, do senhor Augusto, do Otávio, que só quer ser teu pai, e até da Bia, que apesar dos ciúmes, também te adora. Mesmo que não voltes a ser a mesma pessoa, vamos gostar de ti na mesma. Mas eu tenho a certeza de que vais voltar a ser quem eras, porque o que aconteceu não te define. Tu és muito melhor do que a maldade daquela gente”, solta, enquanto lhe limpa as lágrimas.

PUB

Saiba tudo sobre 'A Herança' e as outras novelas na revista TV Guia desta semana, já nas bancas de Portugal, ou na versão digital, aqui.   

PUB
PUB
PUB
Deseja receber notificações?
Cancelar Continuar