Novelas Doença, acidente e verdades difíceis: Tudo o que acontece na estreia de Amor à Prova, a nova novela da TVI
É dia de festa e todos cantam os parabéns a Nico (Salvador Biernat), que está em êxtase com a sua festa de anos e com o presente que o pai lhe prometeu. Em seguida, já na pista de karts, o menino está ansioso para correr. Alice (Mafalda Marafusta) e Amália (Ana Guiomar) pedem-lhe para ter cuidado. Vítor (Diogo Infante), Tomás (João jesus) e Nico correm com os karts, quando a criança bate numa lateral e desmaia. Todos correm e ficam em pânico ao ver que está desmaiado. Tomás pede para chamarem uma ambulância.
Já na clínica, Alice vai ter com David (Diogo Amaral) e pede-lhe que a ajude. O médico inteira-se da situação de Nico e leva-o para o interior do espaço, prometendo trazer novidades em breve.
Instantes depois, Tomás e Amália chegam e tentam saber informações sobre Nico. A rececionista informa-os de que o menino está em observação e que David está com ele. Tomás sente-se culpado por ter organizado uma festa com karts. Alice está desesperada e diz que isso agora não importa, mas, no fundo, ela também o culpa.
Enquanto isto, Cris (José Condessa) e Domingos (João Lagarto) conversam na oficina. Bruno (João Arrais) surge com o seu lenço ao pescoço e Cris e Domingos gozam com ele. Nelson (Fernando Rodrigues) entra, furioso, e pergunta quem fez a última manutenção no kartódromo. Cris assume que foi ele e Nelson diz-lhe que ouve um acidente grave e que tem de ir já para lá.
Cris já está diante de Alves (António Machado) e garante que é muito cuidadoso com o seu trabalho, por isso não entende o que pode ter falhado. Alves está aflito porque o acidente pode ter sido provocado por uma falha mecânica. O rapaz acaba de verificar o motor do Kart e garante que não houve nenhuma falha mecânica. Ainda desconfiado, o patrão espera que a polícia ache o mesmo e explica que o miúdo é de uma família importante e com certeza vão querer investigar tudo ao pormenor. Alves avisa que pode meter tribunais e até acabarem com o kartódromo e a oficina.
Nelson está aflito com o que pode acontecer à oficina, depois do acidente que aconteceu no kartódromo. Cris garante que não teve culpa de nada e que fez o seu trabalho bem feito, mas Nelson sabe que a família do miúdo não vai facilitar e acha melhor Cris ficar suspenso, até se perceber o que realmente aconteceu. Bruno tenta desdramatizar e dá-lhe um flyer de uma corrida de carros. Diz-lhe que agora tem tempo para participar, mas o amigo defende que não tem dinheiro e vai embora chateado.
Ao chegar a casa, Cris vai falando com o seu carro, mostrando que está em baixo com tudo o que aconteceu. Sara (Joana de Verona) chega de mota, beija-o e pergunta-lhe se não devia estar na oficina. Cris conta-lhe que o pai dela o suspendeu. Entretanto, os dois vão para o interior e a enfermeira ainda está estupefacta pelo pai ter suspendido Cris. São (Sofia Grillo) despede-se de uma cliente e nota o ambiente pesado. Sara confirma que aconteceu algo, mas ela vai resolver. Cris pede-lhe para não se meter e vai atrás de Sara, mas São agarra-o e exige saber o que se passa.
Na clínica, Afonso (Guilherme Filipe) surge, quando Tomás vê o pai e conta-lhe o que aconteceu. Afonso fica melindrado por não ter sido convidado para a festa, mas também preocupado com o que aconteceu ao neto e promete processar o kartódromo.
O tempo passa e estão todos ansiosos à espera de notícias sobre Nico. Amália notou o tom acusatório de Alice, por Tomás ter organizado a festa no kartódromo e confronta a amiga, mas ela nega que o tenha feito. David diz que o acidente não provocou danos, mas têm de fazer mais exames.
Em seguida, Amália vai ter com David e tenta saber mais pormenores sobre Nico. Este alega que não pode dizer nada, nem mesmo à sua esposa. Amália compreende e finge que vai embora, mas fica por ali. Vê para que quarto David se dirige e quando ele sai, ela vai até lá e olha para Nico com uma expressão indecifrável. Não sabe bem o que fazer e acaba por fazer-lhe uma carícia. Depois perde o sorriso, diz que ele faz anos, mas quem teve uma prenda foram os pais dele, com problemas no ninho.
Entretanto, Sara tenta demover o pai e pede-lhe que volte atrás na suspensão de Cris. Nelson alega que por enquanto é ele que manda ali e pede a Sara para não se meter. Sara ameaça sair de casa e ir viver com Cris. Domingos diz-lhe que será muito bem-vinda e Nelson fica irritado.
Em casa, São está muito preocupada com a suspensão de Cris. Ele tenta mostrar-se positivo e pensa em formas de conseguir dinheiro, mas São lembra que a situação já está complicada e que talvez André (Lucas Dutra) tenha de congelar a matrícula da faculdade. Cris não quer preocupar o irmão e promete arranjar uma solução. André informa que as propinas vão aumentar e São quer abrir o jogo. O apaz tem a certeza de que o irmão não cometeu nenhum erro, mas também sabe que se alegarem que a manutenção não foi bem feita, Cris pode perder o emprego. Este tenta não demonstrar preocupação e olha para o flyer das corridas.
Horas depois, Sara entra ao serviço na clínica e inteira-se da situação dos pacientes. Percebe que o miúdo que teve o acidente de kart, foi o sobrinho de David e fica preocupada pois o enfermeiro diz-lhe que não sofreu nada do acidente e que o problema parece ser outro.
Continuam todos à espera de notícias de Nico. Amália acha melhor ir buscar umas roupas para o caso de Nico passar a noite no hospital. Tomás recusa-se a aceitar que isso possa acontecer. Sara chama os pais de Nico e diz-lhes que já o podem ir ver. Eles trocam um olhar de alívio e abraçam o filho. Alice faz um esforço para controlar as lágrimas e mostra-se positiva.
De repente, David surge com o resultado dos exames e pede a Alice e Tomás para falarem no seu gabinete, deixando-os inquietos. O casal pede ao médico para lhes dizer de uma vez o que se passa. David confirma que Nico não sofreu lesões do acidente, mas que tem leucemia. O mundo de Alice e Tomás desaba.
Alice e Tomás estão devastados com a notícia e tentam perceber se há alguma hipótese de o diagnóstico estar errado, mas David justifica que os indicadores são muito fortes. Alice limpa as lágrimas e pergunta o que podem fazer. David responde que a solução passa por um transplante de medula e é muito provável que um deles seja compatível, mas eles não parecem muito confiantes.
Toda a família reage com consternação à notícia da doença de Nico. Luz (Alexandra Lencastre) predispõe-se a fazer os testes necessários, mas Alice lembra que há um limite de idade. Vítor afirma que podem não ser compatíveis e Amália pergunta se contaram a verdade a David. Tomás não quer falar sobre o assunto e apenas focar-se em encontrar um dador.
Em seguida, os pais contam a Nico que ele está doente e que vai ter de abrandar um pouco e fazer uma operação. O menino fica a processar a informação, mas mostra-se determinado em vencer a doença. Os pais ficam emocionados com a garra do filho e tentam não demonstrar o medo que sentem.
Enquanto isto, Cris implora a Marcelo para que o deixe participar na corrida e explica a situação em que se encontra. Bruno fica surpreendido por Cris afinal ir participar na corrida e torce por ele. O rapaz vai competir com Johnny, que parece ser o favorito. O semáforo dá início à corrida e os dois aceleram no asfalto.
Cris já está na linha de partida, para disputar a final. O prémio são 2000€. O rapaz arranca, mas distrai-se com uma chamada de Sara e perde um pouco de terreno, que logo recupera. Acaba por ganhar e regressa a casa com o dinheiro.
Entretanto, David prepara-se para sair do hospital, quando Afonso aparece e suplica para que o deixe fazer o teste de compatibilidade. O médico alega que não costuma recusar-lhe nenhum pedido, mas neste caso não pode mesmo fazer nada.
Já Amália faz um direto nas redes sociais sobre como manter o casamento, mas algumas seguidoras reparam que está triste. Amália confessa que teve uma notícia triste. David chega, devastado, mas com ainda mais vontade de ter um filho para dar uma alegria à família. Amália disfarça a tensão que o tema lhe provoca e desculpa-se com o jantar.
No dia seguinte, Nico toma o pequeno-almoço, mas está enjoado e evita comer. Tomás brinca com eles e dá o comprimido ao filho. Nico está entusiasmado com uma atividade que vai ter na escola, mas os pais ficam apreensivos. David vai ter com os pais e diz que infelizmente nenhum deles é compatível e estranhou que tenham genes tão diferentes. Alice decide contar que Nico é adotado. David pergunta se conhecem os pais biológicos e acha que deviam tentar encontrá-los.
Irritada por Tomás insistir em fingir que Nico é mesmo seu filho, Alice revolta-se e insiste que David ia acabar por descobrir que não é e quando têm de lutar contra o tempo para o salvar. Tomás sente-se derrotado por ter de assumir que Nico é adotado e que ele é infértil. Alice afirma que o menino será sempre filho deles e o mais importante agora é salvá-lo.
Instantes depois, Tomás revela que ninguém da família é compatível com Nico e pede ajuda ao pai para encontrar os pais biológicos do menino, pois foi Afonso que agilizou o processo de adoção. Afonso sabe que o pai era mecânico no Montijo e promete tentar descobrir mais.
Passa-se uma semana e Sara já mora com Cris e ainda não se habituou à sua desorganização. A enfermeira fala em terem a sua própria casa e filhos, mas Cris fica desconfortável e foge ao assunto.
Tomás já contou a Alice o que Afonso sabe sobre o pai biológico de Nico. Entretanto recebe uma chamada de Afonso, a informá-lo do nome da oficina. Tomás confessa não ser capaz de procurar o pai biológico de Nico, por ter medo de perder o filho para ele. Alice fica com o nome da oficina e diz que vai ela tratar do assunto.
Nelson já tem o relatório da perícia ao kart e Cris está ansioso para saber o veredito. Alice aparece e pergunta se há ali algum funcionário entre os 25 e os 35 anos e que trabalhe ali há 8 anos. Cris afirma que sim e que é ele. Os dois olham-se nos olhos.
Saiba tudo sobre 'Amor à Prova' e as outras novelas na revista TV Guia desta semana, já nas bancas de Portugal, ou na versão digital, aqui.