Novelas Vitória. Bomba no tribunal: Vitória ganha a guarda dos filhos, mas é rejeitada por Afonso e Matilde quando os tira da mansão dos avós
A nova novela da SIC ainda agora arrancou e as emoções já estão ao rubro. Mas prepare-se para o que aí vem. É que, para surpresa de toda a gente, Vitória (Cláudia Vieira) vai conquistar a guarda dos filhos).
Decorre a sessão no tribunal. João (Jorge Corrula) avisa a juíza que os filhos da sua cliente estão a ser vítimas de violência e coerção por parte do avô. A juíza acaba por suspender a audiência. No corredor, Manuel (José Raposo) aconselha Margarida (Joana Santos) a levar os sobrinhos para casa. Vitória tenta falar com os filhos mas o sogro impede-a e ainda lhe diz que ela não é nada para eles.
Inconsolável, a heroína acha que perdeu os filhos de vez. João promete-lhe que não vai desistir. António (Virgílio Castelo) aparece e diz a João que Manuel quer falar com ele. O advogado fica de pé atrás mas Vitória pede-lhe que vá. O bandido avisa o advogado de que o futuro dos netos é ao seu lado e da restante família. João diz-lhe que a decisão será tomada em tribunal. Manuel avisa-o para se manter fora do seu caminho, caso contrário terá que lhe destruir a família. João não se fica e enfrenta o bandido, que fica furioso.
No dia seguinte, no tribunal, Carolina (Luísa Cruz) e Margarida estão na plateia, mais indignadas do que nervosas. Manuel está sentado ao lado do advogado, a olhar para João, com insolência. João está na bancada oposta, com Vitória. A juíza atribui a guarda a à mãe das crianças, que abraça João, ainda sem conseguir digerir bem a informação. Manuel, Margarida e Carolina ficam em choque.
Fora de si, o bandido confronta a juíza sobre a decisão e promete fazer-lhe a vida negra. A magistrada começa a chamar a polícia. O advogado de Manuel tira-o dali e pede desculpa pela atitude do seu cliente.
À porta do tribunal, Vitória desabafa com João, espera que os filhos se adaptem. O marido de Isabel (Vanessa Giácomo) fala do pai, acha que o seu desaparecimento possa estar relacionado com Manuel.
Já em casa, Manuel culpa Sérgio (Afonso Pimentel) da decisão do tribunal. Margarida está muito indignada com o irmão. Carolina pede a Manuel que pare de acusar o filho mas este diz que ele não serve para nada e que, caso não se tivesse envolvido com Vitória, os netos ainda estariam com eles. Carolina acha que a culpa é toda da nora.
Na cozinha, Matilde (Mariana Cardoso) está muito indignada e diz a Tiago (Gonçalo Almeida) que não quer ir para Gaia. Este também não quer que ela vá, gosta dela e só não namoram porque ela não quer. Nanda (Rita Salema) chega e diz a Matilde para ir ter com o avô. Tiago olha para Matilde mas a mãe avisa-o para se manter afastado.
Entretanto, Afonso (Vicente Gil) diz ao avô que não quer ir viver com a mãe. Manuel também não quer mas não pode ir contra a ordem do tribunal. O adolescente acha que o avô está a desistir deles mas Manuel garante que os vai buscar, mal possa.
Horas depois, à porta da casa dos Mendonça, Vitória aguarda pelos filhos, que se despedem dos avós e dos tios, com grande pesar. Manuel avisa-a que vai trazê-los para casa, mal consiga. Matilde despede-se de Margarida e chama-lhe mãe. Vitória fica muito magoada mas não faz comentários. Entram todos no carro, em silêncio absoluto.
Emocionada, a heroína diz aos filhos que vão voltar a ser família. Matilde e Afonso confrontam-na, não querem viver com uma pessoa que fez mal ao pai e ao tio. Francisco (Rodrigo Costa) não diz nada e olha a mãe com uma expressão doce. Vitória está muito triste.
Saiba tudo sobre 'Vitória' e as outras novelas na revista TV Guia desta semana, já nas bancas de Portugal, ou na versão digital, aqui.