Novelas Prisão, drama e paixão: tudo o que acontece no primeiro episódio de Vitória, a nova novela da SIC
É já esta segunda-feira, 22 de setembro, que se estreia ‘Vitória’, a nova novela da SIC. O primeiro episódio será um verdadeiro turbilhão de emoções e a TV Guia conta-lhe já tudo o que vai acontecer.
Em casa, Vitória (Cláudia Vieira) prepara Francisco (Rodrigo Costa) enquanto Matilde (Mariana Cardoso) discute com Afonso (Vicente Gil) por lhe ter derramado leite com chocolate em cima do vestido. Instantes depois, a rapariga chega chega com os filhos à casa dos sogros, mas Carolina (Luísa Cruz) e Manuel (José Raposo) não querem a sua presença na festa da empresa pois acusam-na de ser responsável pela morte de Henrique (Albano Jerónimo). Os filhos não querem ir sem Vitória mas ela acaba por convencê-los a acompanhar a família e fica para trás.
Instantes depois, no atelier, Vitória está sentada a coser um vestido de noiva na máquina de costura. Há outros vestidos e material de costura à sua volta. Sérgio (Afonso Pimentel) aparece, de surpresa, e diz à cunhada que pode ser o seu apoio, agora que o irmão está morto. Vitória tenta afastar-se mas o vilão começa a arrancar-lhe a roupa insinuando que ela também quer envolver-se com ele. A rapariga grita por socorro e, num ato de desespero, espeta uma tesoura nas costas de Sérgio.














Dias depois, no tribunal, Vitória é trazida algemada por uma agente. Francisco está ao colo de Margarida (Joana Santos) e ao lado estão Afonso e Matilde, nervosos. Vitória diz aos filhos que os ama e que vai provar a sua inocência. Carolina e Manuel afastam os netos da nora e prometem que ela vai pagar por todo o mal que lhes fez. Os três choram, ao ver a mãe ser levada.
Na prisão, Vitória chora enquanto caminha, acompanhada pela guarda prisional, para a cela. Já sem forças, tenta explicar que não pode ficar ali, por ser inocente. Mas a guarda prisional ignora-a e sai dali. Vitória pega em fotografias dos filhos e cola-as à cama, enquanto limpa as lágrimas.
Dois anos depois, a heroína continua a escrever cartas para os filhos, mas não obtém respostas, nem qualquer visita dos meninos. Em casa, Margarida recebe a correspondência do carteiro. Este afasta-se e ela passa os envelopes até encontrar uma carta da cunhada, que rasga, furiosa.
Enquanto isto, no pátio da prisão, uma guarda distribuí a correspondência. Vitória fica emocionada ao perceber que tem uma carta de Francisco, que lhe diz que decidiu escrever-lhe apesar de não ter recebido nenhuma carta dela. No documento, o menino revela que Afonso não chora desde que lhe cresceu a barba, acrescentando que os avós não os deixam ir visitá-la e querem que a tia ocupe o lugar dela. Em choque, Vitória levanta-se e vai para a fila para a cabine telefónica, até que chega a sua vez. Vitória implora a Carolina para que a deixe falar com os filhos mas esta diz-lhe que eles saíram com Margarida.
Chega finalmente o dia em que a heroína sai da prisão em liberdade condicional. António (Virgílio Castelo) está à espera dela. Vitória pergunta pelos filhos e exige vê-los, mas o malvado responde que tem ordens para a levar a Manuel. Vitória acha que se vai encontrar com os filhos, mas são o sogro e o cunhado que surgem. Manuel oferece-lhe dinheiro para que ela desapareça de uma vez por todas. Vitória recusa e entra pelo portão, mas é impedida.
Nesse momento, o sogro estende-lhe uma providência cautelar e diz-lhe que os netos estão à sua guarda. Sérgio reforça que Vitória é um perigo para os filhos e deve manter-se afastada.
















Dias depois, a rapariga está escondida atrás de um carro estacionado, à espera. Observa a entrada a escola. Matilde e Afonso saem do edifício e avançam para o portão, quando a mãe se tenta aproximar deles, mas ao ver António recua.
No jardim dos Nobre, Lia (Beatriz Frazão) chora. João (Jorge Corrula) aproxima-se dela e a filha queixa-se de que a mãe não a deixou ir passar o fim de semana com as amigas. O advogado tenta negociar com a jovem e diz-lhe que pode ir à festa mas terá de voltar para casa. Instantes depois, Lia pede desculpa a mãe pela discussão que tiveram. João informa Isabel (Vanessa Giácomo) de que deixou que a filha fosse apenas à festa, vai buscá-la no final. Isabel não gosta que o marido tenha passado por cima dela, mas ele desvaloriza.
Entretanto, Vitória acaba de entrar no escritório de advogados e é recebida por Raquel (Vera Kolodzig), que se apresenta como sua advogada. A mãe de Matilde agradece e diz-lhe que vai esperar por João. O marido de Isabel chega finalmente e fica atordoado ao vê-la. Cumprimenta-a e ambos se abraçam, com Vitória a pedir-lhe que aceite o seu caso, só quer recuperar os filhos. João encaminha-a para o seu escritório.
Vitória fala de como foi impedida de ver os filhos e diz que foi presa porque se estava a defender de Sérgio, que entretanto pagou a uma testemunha para mentir em tribunal. João aceita ficar com o caso, mas a amiga não quer favores, quer pagar-lhe. O advogado responde-lhe que o importante é que ela recupere os seus filhos.
Dias depois, João vai ter a casa de Vitória e dá com ela a lavar as escadas do prédio. O advogado informa a cliente de que foram enganados e que a audiência é dentro de três dias. Vitória fica muito ansiosa, mas João promete-lhe que vai dar o seu melhor. Em seguida, ela entrega-lhe todos os documentos necessários.






















Chega finalmente o dia da audiência. Vitória acaba de entrar no carro de João. Está animada com a possibilidade de ver os filhos mas teme que as coisas não corram como espera. O advogado fala sobre o passado e garante que não a abandonou, teve um acidente de mota e faltou ao encontro por causa disso. Vitória corta a conversa e seguem viagem, em silêncio. Percebemos que o assunto mexe com os dois.
Em casa dos Mendonça, Manuel fica furioso quando percebe que a nora está a caminho do tribunal, acompanhada de João. Sérgio estava convicto que ela não ia aparecer.
No tribunal, a juíza preside à sessão. Ao lado, numa mesa, estão João e Vitória. Do lado oposto estão Manuel e o advogado. Carolina e Sérgio assistem. João faz a sua argumentação e chama Fátima, que alega que os Mendonça lhe pagaram para que ela e o marido mentissem em tribunal. O advogado de Manuel pede à juíza para que seja ouvida a vontade dos filhos de Vitória. Afonso, Matilde e Francisco chegam à audiência e a heroína levanta-se para ir ter com os filhos, que reagem com indiferença. A juíza pergunta, aos três, com quem querem ficar a viver.
Saiba tudo sobre 'Vitória' e as outras novelas na revista TV Guia desta semana, já nas bancas de Portugal, ou na versão digital, aqui.