Estrelas A maior dor de Mourinho no dia mais feliz da sua vida, o do casamento da filha
Estamos a horas do grande dia do casamento de Matilde Mourinho com Dan Graham. A filha de José Mourinho vai trocar as alianças com o namorado de longa data já neste sábado, dia 12, na quinta da família, em Azeitão.
O treinador tem feito de tudo para que a designer de joias e "menina do papá" tenha um dia inesquecível e fez os possíveis e impossíveis para que estivessem presentes todos os que lhe são chegados, sendo que grande parte dos convidados viajam do estrangeiro para Portugal para assistir a este grande momento. Mas uma das pessoas mais importantes da vida de José Mourinho já não vai assistir a este grande dia: o pai do setubalense, Mourinho Félix, o seu maior ídolo.
E se, ao mesmo tempo, este é um dia de felicidade é também, com certeza, um dia que o coração do técnico se vai encher de saudade. Félix Mourinho faleceu no dia 27 de junho de 2017, aos 79 anos de idade, vítima de doença prolongada. Além de pai, era um companheiro de vida e de profissão. Um homem de poucas palavras, o 'Special One' chegou mesmo a afirmar, em 2021, quando estava à frente do Roma, a importância que o progenitor teve na sua formação: "Conhecia as minhas limitações. Não era rápido, e a velocidade é chave no futebol. O que me destacava era a capacidade para ler e analisar equipas. Conseguia ver coisas que os outros não viam, e se não tivesse sido jogador, a minha formação enquanto treinador teria sido pior", analisou, em declarações reproduzidas no livro 'Mantenham-se Loucos e Famintos', da autoria de João Gabriel.
"O meu pai também foi essencial nisto tudo: quem é o menino que cresce com acesso a balneários de equipas de Primeira Liga? Quem é o menino que tem a sorte de ouvir conversas entre treinadores e jogadores? Quem é o menino que vê o pai a ser despedido durante o almoço de Natal?"
E continuou: "O meu pai também foi essencial nisto tudo: quem é o menino que cresce com acesso a balneários de equipas de Primeira Liga? Quem é o menino que tem a sorte de ouvir conversas entre treinadores e jogadores? Quem é o menino que, já um pouco mais crescido, vê o seu pai a ser despedido durante o almoço de Natal da família?", recordou.
A luta pela sobrevivência e pelo bem-estar do pai foi uma das preocupações de José Mourinho ao longo de dois anos. O 'Special One' andou com o coração nas mãos desde que, a 28 de abril de 2015 o pai, José Mourinho Félix, de 79 anos de idade, deu entrada no hospital da Luz, em Lisboa, onde foi operado a um aneurisma no cérebro. Dias depois, no mesmo hospital da capital, o pai do agora treinador do Manchester United volta a dar entrada nos cuidados intensivos com um pico de tensão arterial elevado que fez a família temer o pior.
Sobreviveu, mas, dias depois, a 27 de junho, a saúde do ex-guarda-redes do Belenenses e do Vitória de Setúbal volta a agravar-se. Desta vez, foram os pulmões que traíram o pai do 'Special One'. Uma grave infeção pulmonar fê-lo dar entrada nas urgências do hospital de São Bernardo, em Setúbal, com um quadro clínico bastante complicado. Quando os médicos do hospital sadino perceberam que não tinham meios para salvar o pai de Mou, decidiram transferi-lo para o hospital de São José, na capital.
Mourinho viajou em jatos privados para visitar o pai e contratou enfermeiros especializados em doenças pulmonares que estavam durante 24 horas ao lado do homem mais importante da sua vida. Trouxe de Inglaterra uma máquina-ventilador topo de gama para ajudar o pai a respirar.
O estado de saúde parecia ter estabilizado e Félix continuou a viver com a mulher, Maria Júlia, no modesto apartamento no centro de Setúbal. Mas foi verão de 2016, depois de vários meses sem complicações, o pai de José Mourinho volta a ser hospitalizado com nova complicação pulmonar. Em julho desse ano deixa de se conseguir alimentar sozinho, passa a ser alimentado por uma sonda, mas será em outubro de 2016 que o seu estado de saúde se voltou a agravar, passando a andar na rua numa cadeira de rodas. Em junho de 2017 acabou por falecer.
Neste dia de festa, será relembrado por toda a família, acreditando que, esteja onde estiver, está a aplaudir a neta e a torcer por um casamento feliz, como aquele que viveu ao lado da mulher.
Também poderá gostar de
Viúva de Diogo Jota mudou-se para casa da irmã e tem uma empregada para a ajudar a cuidar do filhos: a nova vida de Rute Cardoso após a trágica morte do marido
Não vê televisão e vai ao cemitério quase todos os dias: Como a morte dos dois filhos destruiu por completo a mãe de Diogo Jota
O que ninguém sabia! Família de Diogo Jota obrigada a retirar flores da campa do jogador e do irmão: saiba porquê
A Protegida. Maldade sem fim: Hector faz Anita de prisioneira depois de ser apanhado a trair Mariana
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas