Estrelas O que é feito de Zé Maria, o vencedor do primeiro 'Big Brother'?
1 de janeiro de 2001. É esta a data que ficará marcada para sempre no coração de Zé Maria, que, nesse dia, se tornou no primeiro vencedor de sempre do 'Big Brother', numa edição que colava milhões de portugueses ao ecrã – a final ultrapassou os 70 po cento de 'share', registo irrepetível nos dias de hoje.
Mas o sucesso do humilde barranquenho foi sol de pouca dura, não obstante o prémio de 20 mil contos (100 mil euros) que levou para casa. A pressão da fama levou o calmo "homem das galinhas" a um colapso psicológico, que quase redundou no pior dos cenários, com tentativas de suicídio e episódios relacionados com a saúde mental, que o levaram a regressar às origens.
Em 2022, quando a TV Guia se dirigiu a Barrancos para tentar perceber como se encontrava Zé Maria, este preferiu resguardar-se. "Está tudo bem, obrigado. Está tudo ok, obrigadíssimo, mas compreenda que não vou falar...", explicou à equipa de reportagem.
O homem que apaixonou o país é agora jardineiro contratado na Câmara de Barrancos, auferindo o ordenado mínimo e cumprindo um horário das 09:00 às 16:00, tendo regressado a casa dos pais após dificuldades financeiras o obrigarem a deixar a moradia que remodelara. Porém, apesar desta vida mais modesta, Zé Maria havia – segundo o que Marta Cardoso havia declarado pouco antes, numa entrevista à Renascença – reencontrou o que lhe escapara durante muito tempo e aquilo que o caracterizava: a felicidade.