1/7
Foto: Instagram
Catarina Furtado
Catarina Furtado
Catarina Furtado
Catarina Furtado
Catarina Furtado
Foto: Instagram
Catarina Furtado
Foto: RTP
Catarina Furtado

Estrelas Catarina Furtado conta tudo sobre o divórcio: "Fiz terapia sozinha"

23 de Agosto de 2024 às 12:56
Apresentadora explica os motivos que levaram ao final do casamento com João Reis

Catarina Furtado, de 51 anos de idade, e João Reis (59) causaram surpresa generalizada quando, em julho de 2023, anunciaram que o seu casamento de quase duas décadas, que gerou dois filhos, havia chegado ao fim. A apresentadora começou por explicar como ainda está a lidar com o término.

PUB

"Aprende-se a recordar essencialmente os bons momentos. Porque é que digo isto? Porque é um exercício que tens mesmo de fazer. Tudo parte da tua vontade em querer mesmo que o filme que foi a tua relação seja o filme que tu escolheres ter sido. Não é deturpar uma realidade, de todo. Mas 18 anos depois, eu escolho o filme que quero escolher. Em 18 anos, houve coisas maravilhosas na nossa relação. Nós casámos por amor. Nós tivemos dois filhos por amor. Tenho dois enteados que amo. E como em todos os casamentos há coisas que são muito menos glamorosas, mesmo sendo duas figuras públicas, aprendes a escolher o filme que queres ter. (...) Não é só um balanço que se faz, é um luto também”, disse, no podcast 'A Beleza das Pequenas Coisas'.

"Fiz terapia depois da separação, foi um processo que fiz sozinha. A primeira palavra que hoje sei é 'humildade', hoje estou muito mais humilde com a separação. (...) Nas relações há também as acusações. 'João, fizeste isto', e ele diz: 'Foste tu que fizeste isto'. Tenho sorte de ter o João como amigo e vice-versa. E consigo ver: que vou ser uma muito melhor namorada do próximo namorado, porque agora tenho a noção clara de que errei muito a achar que não estava a errar e que a culpa era só dele. E ele provavelmente achou o mesmo em relação a mim", acrescentou a figura da RTP1.

Posteriormente, explicou o que levou a esta cisão: "Há 18 anos, as nossas diferenças foram íman. Foi paixão e depois amor, senão não tinha durado 18 anos. Mas 18 anos depois, as nossas diferenças imensas afastaram-nos. E há uma evolução individual de cada um: às vezes as pessoas conseguem dar a mão e evoluir de mão dada, noutras estão a evoluir em caminhos separados que só estão a coabitar na mesma casa e já não há cumplicidade. Aqui não estou a falar das rotinas... nós não nos separaríamos só por uma questão dessas."

"18 anos depois, as nossas diferenças imensas afastaram-nos"

CATARINA FURTADO
PUB

"Não foi fácil a separação como deves calcular, não foi fácil dizer aos nossos filhos que aquilo falhou e, eu que sou perfecionista... e sobretudo culpa, nós, mulheres, temos muita culpa com os filhos. Ao mesmo tempo, penso que aquilo que aconteceu foi porque era inevitável. Não foi gratuito. Nós já não conseguíamos evoluir os dois juntos. Se calhar até a sombra um do outro prejudicava: às vezes sou muito luz e ele introspetivo", concluiu.

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas