1/5
Carolina Patrocínio
Foto: Duarte Roriz
Carolina Patrocínio
Carolina Patrocínio
Carolina Patrocínio

Estrelas Como Carolina Patrocínio deu a volta à maior polémica da sua vida

26 de Agosto de 2024 às 19:32
Apresentadora obrigada a ultrapassar período complicado na opinião pública

Carolina Patrocínio, de 37 anos de idade, marcou presença no programa 'Casa Feliz', nesta segunda-feira, 26, para partilhar algumas memórias do seu percurso, através de fotografias importantes da sua vida. A apresentadora é hoje vista como uma "veterana" das lides televisivas, mas o caminho não se fez sem percalços, nomeadamente aquele que viveu no ano de 2009.

PUB

Tudo começou com uma declaração polémica, durante uma entrevista a Daniel Oliveira no programa 'Episódio Especial', da SIC, numa rubrica percursora do 'Alta Definição': "Odeio os caroços nas frutas, só como cerejas quando a minha empregada tira os caroços por mim, não como fruta se tiver de descascar e uvas sem grainhas."

A afirmação ganhou outros contornos, agudizando a controvérsia dado que Carolina Patrocínio era, na altura, mandatária do Partido Socialista, então liderado por José Sócrates, para a Juventude, que tentava batalhar um dos períodos de maior crise económica da história recente de Portugal. A frase foi jocosamente repetida até à exaustão e parodiada em vários formatos de humor e até aproveitada politicamente, com um porta-voz de Santana Lopes a dizer que Pedro Granger, que se encontrava na posição análoga a Carolina Patrocínio no PSD, não precisava de pedir para lhe tirarem os caroços das cerejas, de acordo com o Sapo.

Toda a história criara um impacto reputacional negativo na apresentadora, que depois se tentou explicar. Primeiro, a própria empregada interveio, após um movimento que pedia a sua libertação ter sido partilhado no Facebook. "Ela nem precisa de me pedir para lhe arranjar a fruta. Já se tornou um hábito e eu não me importo nada de o fazer", revelou, na altura, ao 'Correio da Manhã', a brasileira Ângela de Jesus. Depois, foi a própria a falar. "Dei uma entrevista mais intimista, onde me perguntaram qual era o melhor mimo que me podiam fazer. Repondi: quando a minha empregada, que trabalha na minha família há mais de 40 anos, me tira as grainhas das uvas e os caroços das cerejas. Sempre nos fez isso, a mim e às minhas irmãs, e quando fui viver sozinha a primeira coisa que me ofereceu foi um objeto para tirar os caroços da fruta", disse, ao jornal 'i', em 2011.

PUB

No entanto, Carolina Patrocínio conseguiu ultrapassar a situação: marcou presença, anos depois, em programas de cariz mais ligeiro como o 'Curto Circuito', tornou-se mais recatada no que a desvendar pormenores da sua vida privada disse respeito, abraçou uma vida como empresária e fortaleceu o seu prestígio como apresentadora. Hoje em dia, até brinca com a situação, como sucedeu num vídeo com David Carreira, no qual a anfitriã do 'What's Up TV', da SIC Mulher, a declarar que já não precisa de pedir à empregada porque "as uvas já não têm grainhas, isto foi há muitos anos". Até o pai, Pedro Patrocínio, relembraria a história em 2022, num vídeo de parabéns: "A importância da uva na vida da Carolina: tudo começou com uma célebre história das uvas sem grainhas. Gostou do tema, casou com o [Gonçalo] Uva, já tem quatro uvinhas pequeninas."

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas