Estrelas Euro'2024: como o herói João Cancelo superou a maior tragédia da vida
João Cancelo, de 30 anos de idade, é hoje uma estrela incontornável do futebol mundial, tendo já no currículo passagens por inúmeros gigantes da Europa, desde Benfica, Inter de Milão, Juventus, Bayern de Munique ou Barcelona. No entanto, a carreira de indubitável êxito teve, logo de início, uma contrariedade monstruosa.
Em janeiro de 2023, o lateral era ainda somente uma jovem promessa a alinhar pela equipa B do Benfica, com 18 anos, quando atravessou um momento trágico. Transitava no carro ao lado da sua mãe, Filomena, e do irmão mais novo, Pedro, pouco depois de terem deixado o pai no aeroporto, ele que se encontrava emigrado na Suíça e tinha vindo a Portugal passar o Natal. Na A2, no troço Fogueteiro-Coina, o veículo despistou-se. Filomena morreu e os dois irmãos saíram com ferimentos ligeiros, tendo sido transportados para o Hospital Garcia de Orta, em Almada. O emblema da Luz comunicou a triste notícia através de uma nota no seu site oficial.
Para João, foi, naturalmente, demolidor. Fechou-se em casa e pensou mesmo em largar a carreira. "Senti mesmo vontade de desistir nos primeiros momentos. Estive um mês em casa sem treinar. Os dirigentes do Benfica ligavam-me e eu dizia que não queria sair de casa, porque não me sentia preparado para voltar a jogar futebol", contou, durante uma entrevista ao Canal 11. Foi através das palavras do seu pai que este verdadeiro herói conseguiu reunir forças para voltar a correr dentro das quatro linhas: "Um dia, o meu pai falou comigo, não podia voltar a ser emigrante, porque tinha a mim e ao meu irmão para cuidar. A partir das lágrimas e da conversa do meu pai, decidi voltar a jogar."
Apesar de, hoje em dia, se referir à tragédia com maior naturalidade, não esconde que foi algo que moldou a sua personalidade: "A minha mãe era o suporte da minha vida, tudo o que tenho devo ao meu pai também, mas principalmente a ela, porque andava comigo por todo o lado. Tinha três trabalhos por dia. Muito poucas vezes a via. Às vezes, as pessoas que mais queremos ter por perto, para que vivam o nosso sucesso, já não temos. Aprendi a lidar com as pessoas de outra forma, tento não deixar nada por dizer às pessoas, porque hoje estamos aqui e amanhã não sabemos. Faltaram muitas coisas por lhe dizer... Tudo o que faço é em memória dela. Os títulos que ganho serão todos em memória dela."
Posteriormente, construiria uma família ao lado da namorada, Daniela Pimenta, com duas filhas em comum, Alicia, de 4 anos, e Camila, nascida já neste mês de junho. É por ela e pela mãe que luta pelo sucesso: "Sei que a minha mãe está muito orgulhosa do meu percurso, certamente. Hoje, tenho uma filha lindíssima e uma família lindíssima, e quem mais merecia estar a ver o meu sucesso era ela. Sei que ela está a ver, que certamente estará orgulhosa de mim."
Aproximadamente um ano após o acidente, Cancelo estreou-se na equipa A do Benfica, pela mão de Jorge Jesus. Agora, quase dez anos depois, é uma das peças cruciais do tabuleiro de Roberto Martínez no sonho de voltar a conquistar o Europeu, ele que não marcou presença no Euro'2020, por culpa da Covid-19, tendo sido substituído na convocatória numa altura em que já se encontrava na Hungria para disputar a competição: "O Euro'2020 foi injusto comigo e quero agora dar uma resposta por mim, pela família, por quem gosta de mim e pelos meus amigos que queriam estar aqui, que um dia sonharam, como eu, Foi injusto, porque fiz uma grande temporada, senti que podia estar presente, mas… a vida não quis assim."
Também poderá gostar de
Nem no adeus a Francisco Pinto Balsemão a guerra terminou: Cristina Ferreira não perdoa críticas e ignora morte do ex patrão da SIC
"Partiu zangado comigo". Há uma pessoa que Francisco Pinto Balsemão não perdoou até ao último dia da sua vida
Após viagem romântica ao Japão para ‘curar’ o afastamento da RTP, Dina Aguiar apanha susto de saúde: saiba o que aconteceu
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas