Estrelas Fernando Daniel alvo de preconceito: saiba porquê
Fernando Daniel, de 28 anos de idade, tem subido a pulso, desde que se apresentou aos portugueses através da quarta temporada do 'The Voice Portugal', na RTP1, em 2016, que venceu – a sua Prova Cega foi um fenómeno mundial, com mais de 100 milhões de visualizações no YouTube. Natural de Salreu, em Estarreja, tornou-se num dos cantores mais populares do País e coloca frequentemente músicas nos 'tops' das plataformas de 'streaming'.
No entanto, Fernando Daniel não deixa de sentir que existe preconceito em relação aos artistas que não são naturais dos grandes polos urbanos nacionais, como relata numa entrevista ao site do projeto 'Comunidade Cultura e Arte': "Naquilo que senti alguma dificuldade, e neste caso ainda morava em Estarreja, foi que via muitas das vezes certas comparações que faziam comigo e outros músicos da terra, que não são mais nem menos do que eu… Mas sentia da parte da malta mais velha: 'Isto é Estarreja, já é fixe fazeres uns bares, ires a uns casamentos, fazeres uns restaurantes, abrires para o artista X ou Y nas festas da cidade.'"
"Sentia da parte da malta mais velha: 'Isto é Estarreja, já é fixe fazeres uns bares, ires a uns casamentos'"
"A minha mentalidade sempre foi: 'Eu não quero abrir para o artista X. Eu quero ser o artista que vai ter alguém para abrir'. Não é por eu ser de Estarreja que isso vai ter de me limitar. Não é por isso que vou ter menos oportunidades. É mais difícil, mas, se eu conseguir, que foi o que aconteceu, até tem outro sabor", sublinha Fernando Daniel.
"Não é preconceito, mas aquela ideia de 'bem, agora temos de arranjar músicos aqui de Lisboa para tocarem contigo'. Não, a malta do Norte também sabe tocar. A malta de Aveiro ou de Ovar também sabe tocar. Em Lisboa, se calhar, retém-se muito mais qualidade por metro quadrado, porque há mais procura e, por isso, também há mais oferta, mas lá também há bons músicos, bons técnicos e eu tenho muito orgulho de ter quase sempre as mesmas pessoas. Isso dá uma coesão à equipa, todos já se conhecem e depois é tudo muito mais fácil. Mas, sim, ainda sinto esse preconceito. Não é por mal, mas está um bocado enraizado", lamenta o jovem cantor.
Por fim, diz também haver outros fatores que influenciaram a sua afirmação no panorama musical nacional: "Voltando à questão do pop: sinto que há esse estigma e também um estigma relativamente à minha pessoa. Agora vou sentindo cada vez menos, mas na altura… [Por causa do 'The Voice'] e por ser mais um artista pop. Quando eu começo em 2017, tenho logo o estigma de ser um concorrente. Em vários programas e sítios onde fui, fui primeiro apresentado como concorrente e só depois como o artista Fernando Daniel... Foi difícil desmarcar-me desse autocolante. Se bem que é um autocolante do qual me orgulho bastante."
Também poderá gostar de
Não vê televisão e vai ao cemitério quase todos os dias: Como a morte dos dois filhos destruiu por completo a mãe de Diogo Jota
O que ninguém sabia! Família de Diogo Jota obrigada a retirar flores da campa do jogador e do irmão: saiba porquê
Em silêncio sobre a separação de Inês Aguiar e após a polémica com o Sporting, Gyökeres é chamado a tribunal: entenda a polémica
Como a decisão da viúva Rute Cardoso de voltar para Portugal tem ajudado os pais de Diogo Jota a enfrentar a tragédia que abalou a família
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas