Estrelas Foi um grande pai na ficção e sempre lutou pelo amor da filha na vida real: "filhos" da televisão recordam Almeno Gonçalves
Almeno Gonçalves morreu esta quinta-feira, 27 de novembro, vítima de um cancro no cólon. Tinha 66 anos de idade e cerca de quarenta de carreira. Ao longo do seu percurso, brilhou em diferentes projetos, quer no cinema, quer na televisão ou teatro. Viu, por isso mesmo, nascer várias das estrelas da nova geração. E, na hora do adeus, muitos dos ‘filhos’ que com ele se cruzaram fizeram questão de recordar estes momentos.
Diogo Valsassina é um deles. Na rede social Instagram, o ator recordou que Almeno Gonçalves foi o seu primeiro pai da ficção. “Esta foi literalmente a primeira cena que alguma vez gravei na vida. O Almeno foi o meu primeiro parceiro de cena. Era meu pai na novela ‘Jardins Proibidos.’ E foi muito meu amigo fora dali”, começa por apontar, ele que não tem dúvidas de que “dizer que aprendi muita coisa com ele é dizer pouco.” “O que ele me deu, o que me ensinou, é difícil pôr em palavras. Foi uma pessoa que me marcou profundamente com a sua simpatia, o seu cuidado, o seu carinho e o seu saber”, prossegue.
De então para cá, sempre que se encontravam, o momento era caloroso. “Sempre que nos víamos e nos abraçávamos dizia sempre ‘então, meu rico filho’ com um jeito só dele”, lembra. Hoje, diz-se “triste porque perdemos um excelente ator e uma pessoa ainda melhor.” “Mas encontro algum conforto com o facto de ter convivido com ele de uma forma tão impactante para mim”, remata.
Joana Santos, por seu turno, lembrou que também foi o seu primeiro pai na ficção, no caso na novela ‘Fala-me de Amor’, que a TVI exibiu em 2006. “A minha primeira novela, o meu primeiro pai na ficção. O que nós nos ríamos. Meu querido Almeno, que descanse em paz”, apontou.
Marta Andrino também teve a sorte de ser ‘filha’ do malogrado ator. No caso, na novela ‘A Outra’, transmitida pela TVI em 2008. “Que abanão. Mais um. Sorte a minha de teres sido meu ‘pai na ficção’ e assim te chamo de todas as vezes que nos encontramos”, confidencia.
Já Benedita Pereira cruzou-se por diversas vezes com Almeno Gonçalves, tendo sido sua filha na novela ‘Santa Barbara’, que foi para o ar em 2015 na TVI. “Querido Almeno, uma vez pai, para sempre pai. Tantas memórias boas que ficam. Descansa em paz”, partilhou na rede social Instagram.
O mais curioso é que, apesar de ter tido muitos filhos na ficção, Almeno Gonçalves só foi pai por uma vez. Francisca nasceu em 1992 e é fruto da relação que manteve durante algum tempo com Rita Salema. Ainda assim, a relação dos dois nunca foi muito próxima e o próprio chegou a lamentá-lo publicamente. Porém, de acordo com a ex-companheira, tudo se resolveu na reta final da sua vida. Segundo revelou Rita Salema, a filha e Almeno Gonçalves reencontraram-se e esclareceram o que os separava.
Também poderá gostar de
Dois meses de sofrimento em silêncio e isolado de todos: como Almeno Gonçalves escondeu a luta contra o cancro
A mulher que nunca largou a mão de Almeno Gonçalves até ao seu último suspiro: um amor com 27 anos de diferença e que o ator viveu de forma discreta
Perdão antes da morte. Filha de Almeno Gonçalves reaproximou-se do pai no momento de maior dor: Rita Salema conta tudo
Está escolhido! Daniel Oliveira já decidiu quem vai substituir Luciana Abreu no camião do Domingão e é uma grande surpresa
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas