1/11
Foto: Pedro Simões/Record
Miguel Veloso
Foto: Pedro Ferreira
Miguel Veloso
Foto: José Moreira/Record
Miguel Veloso
Foto: José Moreira/Record
Miguel Veloso
Foto: Pedro Ferreira
Miguel Veloso, Fátima Lopes
Foto: Pedro Ferreira
Miguel Veloso, Fátima Lopes
Miguel Veloso
Foto: Vítor Mota
Miguel Veloso, Fátima Lopes, Yannick Djaló
Foto: Vítor Mota
Miguel Veloso, Fátima Lopes, Yannick Djaló
Foto: Luís Costa/CM
Miguel Veloso
Foto: Miguel Barreira/Record
Miguel Veloso

Estrelas Lembra-se de Miguel Veloso? Pôs um ponto final na carreira: das passereles ao drama com o pai e ao casamento com a filha do presidente

05 de Setembro de 2024 às 13:51
Antigo jogador do Sporting e da Seleção Nacional deixou marca apesar de reta final discreta nos relvados

Miguel Veloso, de 38 anos de idade, anunciou, nesta quarta-feira, dia 4, que ia colocar um ponto final na sua carreira enquanto futebolista. Elemento importante da Seleção Nacional entre 2007 e 2015, representou os italianos do Pisa nos últimos anos, pretendendo agora seguir um percurso enquanto treinador.

PUB

Para a maioria dos portugueses, contudo, mantém-se na memória o jovem de longos cabelos louros que, ao contrário do que era característico dos profissionais dos relvados – num caminho que antes fora desbravado internacionalmente por nomes como David Beckham e nacionalmente por Dani – não se importava de rentabilizar a sua parte estética.

Efetivamente, ficou também famoso por dividir o seu tempo entre as quatro linhas e as passereles. Quando tinha apenas 21 anos, e era considerado um dos mais promissores jogadores portugueses, participou em desfiles de moda pela mão de Fátima Lopes, que se mostrou entusiasmada por explorar este lado do futebolista. "Ele tem um potencial que talvez ninguém tenha neste país. É fantástico trabalhar com ele. Acho que este é o meu grande projeto para 2008", disse, na altura, ao 'Mais Futebol', apesar de este cenário ter sido encarado com alguma resistência por parte de Veloso: "Fico lisonjeado pela aposta da Fátima, mas o meu objetivo principal é o futebol."

A verdade é que, no final de 2008, foi um dos convidados de honra da estilista para celebrar o décimo aniversário da sua agência e, em 2009, foi júri de moda no concurso 'Face model of the year - Portimão'. Este percurso paralelo de Veloso foi encarado de forma conservadora por um mundo do futebol que, inversamente ao que acontece atualmente, encarava estas apostas como desnecessárias e uma distração à ocupação principal – refira-se que, por esta altura, Veloso já era titular de um grande português e viria a representar a equipa das Quinas no Mundial de 2010, no Euro'2012 e no Mundial de 2014.

O seu empresário, Paulo Barbosa, foi inclusive obrigado a defendê-lo das críticas de que foi alvo. "O Miguel não é modelo, não está na moda, nem vive sequer da moda. Apenas tem uma imagem que vende bem.  Ele desfilou mais por brincadeira do que outra coisa. Foi feito um convite, teve curiosidade em experimentar, mas nunca mais o irá fazer", disse, numa ocasião. Quem também saiu em defesa do médio foi o seu pai, António Veloso: "Quando as coisas correm menos bem, começam a dizer que ele só quer ser modelo. Ainda não perceberam que o Miguel não é modelo. Ele fez uma passagem por brincadeira e nunca mais ninguém o viu na moda. Fez parte de uma parceria com a Fátima Lopes, até porque ela é a estilista do Sporting."

PUB

António, aliás, é uma grande figura da história do Benfica, tendo representado os encarnados nas décadas de 1980 e 1990. O filho preparava-se para seguir o mesmo caminho, mas os responsáveis do emblema da Luz consideravam que tinha excesso de peso e acabaram por fechar as portas. Assim, seguiu um ano para o CAC da Pontinha antes de abraçar o lado verde de Lisboa: como senior, jogou quatro anos de leão ao peito. A relação com o pai, diga-se, acabaria por azedar.

O jogador levou o progenitor a tribunal, reclamando uma dívida de 200 mil euros, espoletando uma guerra familiar, em 2013. António assumiu ter retirado cinco mil euros ao filho para antecipar a sua reforma, ainda que diga ter reposto todo o dinheiro, e também ter usado uma procuração do filho para colocar uma casa, em Queijas, em seu nome, mas alegou, emocionado que o caso se tratou de uma jogada para excluir o seu outro filho, Luís Miguel, fruto de uma relação extraconjugal.

Para além disso, acusou Miguel de ser "um menino rico que não quer saber do pai". À imprensa, afirmou também estar a viver com dificuldades financeiras.

Já Miguel Veloso disse, de forma contundente: "Sinto-me envergonhado, triste, magoado, acima de tudo desiludido por ter perdido uma pessoa que via como exemplo, como ídolo e que chamava de pai. Infelizmente, neste momento não tenho pai." O desaguisado levou até que omitisse o apelido na camisola, apresentando-se somente como Miguel.

PUB

Também com o outrora amigo e colega Yannick Djaló, Miguel Veloso protagonizou um desentendimento, alegadamente devido à má relação entre as respetivas companheiras, Luciana Abreu e Bruna Duarte. "Quando a Luciana começou a namorar com o Djaló, a Bruna recebeu-a bem. No entanto, o tempo foi passando...", contou uma fonte à 'Vidas'. Este corte de relações terá até, segundo a publicação, levado Veloso a falhar o casamento do seu antigo companheiro no plantel do Sporting. 

Em 2012, foi a própria relação de Veloso com Bruna Duarte que ficou desgastada. Após oito anos de namoro, a relação chega a um fim conturbado e por... telefone. "Ele telefonou-lhe a dizer que já não dava mais. Embora a Bruna tenha a plena consciência de que a relação estava muito desgastada, não deixou de ficar fragilizada. Afinal, foram mais de oito anos de namoro", disse, uma fonte ao 'Correio da Manhã'.

A ligação entre os dois havia ficado fragilizada pela distância: quando o futebolista rumou ao Genoa, de Itália, Bruna não se importou de o acompanhar na aventura, mas a consequente transferência para os ucranianos do Dínamo de Kiev deixou o romance por um fio. "A Bruna não queria ir, o que originou conflitos entre eles. Além disso, ela sonhava casar e ele não", explicou ainda a mesma fonte.

Ele não sonhava casar, mas acabaria mesmo por subir ao altar... um ano mais tarde, numa história de amor com início curioso. Veloso conheceu Paola Preziosi, durante o tempo em Génova, já que ela era a filha do presidente do clube, Enrico Preziosi. O elo entre os dois demonstrou ser à prova de qualquer obstáculo e viveram felizes até aos dias de hoje – depois de quatro anos na Ucrânia, o ex-médio regressou a terras transalpinas onde ainda jogou novamente pelo Genoa, e depois por Verona e Pisa.

PUB
1/8
Foto: Alexandre Azevedo/Sábado
Miguel Veloso, Paola Preziosi
Foto: Alexandre Azevedo/Sábado
Miguel Veloso, Paola Preziosi, Kiev
Miguel Veloso, Paola Preziosi
Miguel Veloso, Paola Preziosi
Miguel Veloso, Paola Preziosi
Miguel Veloso, Paola Preziosi
Miguel Veloso, Paola Preziosi
Miguel Veloso, Paola Preziosi

O casal tem dois filhos, Leonardo e Ginevra, e mostra-se frequentemente em momentos apaixonados nas redes sociais. Ademais, quando anteviu o final de carreira, já tinha em mente o tempo que iria passar com a família, ainda que, no horizonte, tenha mantido sempre a vontade de ficar ligado ao desporto-rei, como explicou ao Sindicato de Jogadores: "A única certeza que tenho é que no final da minha carreira quero dedicar o máximo de tempo possível à minha família. O futebol é uma profissão bonita, mas faz com que estejamos muito tempo longe de casa. Entretanto, também já tenho a minha licença de treinador UEFA B. Fiz o curso no Centro Técnico Federal de Coverciano, da Federação Italiana de Futebol. E no futuro, quem sabe!"

Para finalizar, menção à emocionada dedicatória da mulher Paola, na altura do adeus à carreira: "A primeira vez que ouvi o teu nome foi no verão de 2010, quando, numa noite na Sardenha, um amigo meu, todo animado, me disse: 'Oh, foram buscar um grande jogador, Miguel Veloso!' Eu não fazia ideia de quem era, mas os jornais estavam a falar sobre o 'golpe' que o Genoa tinha conseguido."

"O destino queria, felizmente, que nos encontrássemos algum tempo depois, e a partir daquele momento, entraste na minha vida e nunca mais saíste. Crescemos juntos e eu vi-te em todos os momentos da tua vida profissional. (...) Tivemos momentos gloriosos e momentos menores. E tu sempre tiveste a mesma seriedade, o mesmo desejo, paixão e dedicação. Com a mesma bondade, humildade e ética. És um ser raro e quem te conhece sabe disso e te ama. (...) Estou tão feliz por estar ao teu lado, e sempre estarei. Com o coração a explodir de amor e orgulho, desejo-te a melhor das sortes para esta nova etapa. Mereces o melhor do Universo", completou a mulher de Veloso, que agradeceu: "Estás e sempre estarás na minha vida".

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas