Estrelas António Pedro Cerdeira quebra o silêncio sobre processo de violência doméstica: "Perdi bastante trabalho. Sofri um assédio sem limites"
António Pedro Cerdeira, de 54 anos de idade, prepara-se para regressar aos ecrãs com uma nova participação na novela 'A Herança', da SIC. Este regresso à ficção marca o fim de um interregno de projetos televisivos, tendo sido a sua última presença em televisão no programa 'Hell's Kitchen Famosos', em 2024.
Durante este período, o ator viu o seu nome envolto em polémica, com grande destaque na imprensa nacional, devido a uma acusação de violência doméstica que ainda se encontra em curso, numa acusação feita, em 2022, pela ex-companheira, Susana Silva. O caso continua a ser investigado pelas autoridades competentes.
Em declarações à revista 'Nova Gente', António Pedro falou sobre em que fase se encontra o processo: "Continuo à espera. Não quero falar muito porque eu, ao contrário de muita gente com responsabilidade, respeito o segredo de justiça. Isto já dura há três anos."
"Eu apresentei queixa por violência doméstica, tenho estatuto de vítima, e houve queixas subsequentes da outra parte. Mas eu aguardo serenamente, de consciência tranquila. Mas óbvio que tudo isto deixa marcas. Apesar da suposta presunção de inocência, um processo destes deixa sempre marcas. Fui prejudicado pessoal e profissionalmente com tudo isto. Há uma reserva das pessoas, que não se querem envolver, é normal, e eu percebo", confessou o ator.
À pergunta se perdeu trabalho por causa disso, uma vez que admitiu ter sido prejudicado no plano profissional, respondeu: "Perdi bastante trabalho, claro. Perdi dinheiro e gastei também com o advogado. Eu sofri um assédio sem limites, com tentativas de me prejudicar no trabalho. Mas pronto, o pior já passou e a verdade vem sempre ao de cima."
António Pedro Cerdeira diz que ainda não sabe se irá exigir indemnização pelos danos sofridos, afirmando que quer apenas "recuperar e fechar o assunto" e acrescenta que "o tempo não vai apagar tudo, mas afasta algumas coisas".