Estrelas Conheceram-se numa boate e até aprendeu a jogar golf para o acompanhar: quem é Mercedes Balsemão, a viúva de Francisco Pinto Balsemão, que a tratava por Queen Mother
Francisco Pinto Balsemão foi um visionário, um homem à frente do seu tempo, e que nunca desistiu de lutar. Surgia sempre de sorriso no rosto e a seu lado nunca faltou Mercedes Pinto Balsemão, a mulher por quem se apaixonou numa noite em Cascais, quando ainda nem existia o divórcio, e que nunca mais largou.
Antes de se apaixonar pela presidente da SIC Esperança, o fundador do grupo Impresa foi casado com Isabel Costa Lobo, mãe dos filhos mais velhos, Mónica Balsemão e Henrique Balsemão, e teve ainda uma relação com Isabel Supico Pinto, mãe do filho Francisco Maria Balsemão. Mas foi ainda antes do 25 de abril que se cruzou com Mercedes Aliú Presas, tratada carinhosamente como Tita, mas que, para o companheiro de uma vida foi sempre uma ‘queen mother [rainha mãe, em tradução literal].
Em entrevista ao programa ‘Alta Definição’, o malogrado empresário recordou o momento em que a conheceu “numa boate em Cascais, que era o Van Gogo.” “Acho que ela também engraçou comigo, depois começámos a conversar, a conversa foi andando, não foi assim a correr, correr”, acrescentou.
O mais curioso é que, quando se apaixonaram, Francisco Pinto Balsemão ainda não se tinha divorciado. “Ela veio viver comigo, estava separado, não havia divórcio naquela altura, para quem anteriormente tinha casado pela igreja. Ela veio viver comigo, ainda antes do 25 de Abril e foi um ato de coragem, sobretudo no ambiente social em que ambos coexistíamos”, acrescentou.
"Estava separado, não havia divórcio naquela altura, para quem anteriormente tinha casado pela igreja. Ela veio viver comigo, ainda antes do 25 de Abril e foi um ato de coragem, sobretudo no ambiente social em que ambos coexistíamo"
Desde esse tempo, Mercedes desempenhou sempre um papel importante. “Acompanhou-me muito durante tudo o que foi o PREC e o 25 de Abril e as suas sequelas, depois também o nascimento da SIC e o crescimento da SIC. Também acompanhou a criação do Expresso antes de ele existir, é acionista fundadora, mas é muito mais do que isso. Acompanhou-me em momentos complicados, que houve vários, na política, no crescimento da Impresa. Tive sempre o apoio dela e pude sempre contar com ela”, garantiu. Tiveram dois filhos, Joana Pinto Balsemão e Francisco Pedro Balsemão, hoje presidente do grupo Impresa.
















Mas Mercedes não era uma mera acompanhante do marido. A presidente da SIC Esperança esteve sempre nos bons e maus momentos e vibrou com todas as fases da vida do seu grande amor. “Conto com ela, como acho que ela sabe que pode contar comigo”, garantiu o malogrado fundador da SIC. Juntos, passavam também momentos divertidos e de lazer e Mercedes Pinto Balsemão até chegou a aprender a jogar golf para estar ao lado do marido. “Ela foi aprender e hoje em dia joga tanto ou mais do que eu”, descreveu.
Tal como ao longo de mais de 50 anos, também na hora da morte, Mercedes esteve ao lado do marido e chora agora a sua partida.