Estrelas Espiral negra! Maria João Pinho assume "mossas no corpo"
Maria João Pinho, de 44 anos de idade, está fadada para sofrer em televisão e, por isso, adora Carmo, a sua personagem em 'Sangue Oculto'. "É tão bom ser diabólica com humor! Porque ela é sarcástica, má, pérfida… Normalmente, faço de sofredora", recorda a atriz, à 'TV Guia' desta semana, cujo seu mais recente projeto profissional chama-se 'Casa de Abrigo'. "É uma série para a RTP1, sobre uma casa que protege mulheres que sofreram abusos e violência doméstica, que vai ser o meu caso. Lá está, é o meu karma. Nasci para sofrer."
A carga dramática destes papéis mexe muito com Maria João Pinho. "Levo tudo muito a sério e isso deixa-me mossas no corpo, cria-me alterações de humor, porque é sempre energia má. Isso mexe comigo", reconhece a atriz, que tem armas para combater esses dias difíceis: "Tenho de dormir bem e fazer coisas divertidas com a minha filha [Helena, de 6 anos]. Tenho de lutar contra estas personagens, porque, depois, a cabeça vai para um sítio negro, entra-se numa espiral…
A filha nunca tinha visto a mãe na televisão, mas a novela da SIC talvez tenha marcado um ponto de viragem lá em casa. "A Helena não vê novelas, porque ainda não são para a sua idade. Mas como estava com a avó, viu. Ficou espantadíssima! No dia seguinte, veio ter comigo a perguntar-me como eu era capaz de ser tão má... Não pude deixar de rir", revela Maria João Pinho à mesma revista.
Mas não é só a filha que vai ter com ela por causa das patifarias de Carmo, em 'Sangue Oculto'. "Há anos que isto não me acontecia, mas, pela primeira vez em muito tempo, as pessoas na rua vêm ter comigo para falar da personagem. Tratam-me sempre por Carminho, sempre queridas, mas depois queixam-se de que sou horrível. Até nas compras do supermercado sou parada regularmente! É tão engraçado... Só mostra que estão a ver a novela e que se divertem."