Estrelas EXCLUSIVO: Júlia Pinheiro abre o coração e faz revelações inéditas sobre o que sofreu na menopausa: "Não me sentia na minha própria pele."
Aos 62 anos de idade, Júlia Pinheiro garante estar cheia de vitalidade e energia. Foi assim que a TV Guia a encontrou nos bastidores do programa 'Júlia' e onde se sentou connosco para uma bela conversa. Contudo os anos de 2022 e 2023 foram marcados por períodos menos bons. E a culpa, sabe hoje a estrela maior da SIC, foi do pós-menopausa. "Está a ser assanhada", garante à TV Guia referindo-se a todas as vezes que teve que se ausentar do ecrã por causa de alguma maleita.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Júlia Pinheiro Oficial (@oficialjuliapinheiro)
"Por exemplo...O problema dos cristais pode ser, dizem, uma manifestação lateral da menopausa. Muitas das coisas que eu sofri nos últimos dois anos, eu diria hoje que têm a ver com esse período, que em algumas mulheres manifesta-se de forma assanhada", garante a apresentadora, revelando que ficou muito fragilizada. "Há dois anos estava numa aflição, tristíssima, sentia-me frágil... não me sentia na minha própria pele. Parecia que tinha mudado de personalidade. Ao ponto de achar que estava a ficar maluca. Na altura, fiz todos os exames possíveis para ver o que se passava, virei tudo, e no final de contas a culpa era da menopausa", continua, explicando que isso a obrigou a "organizar-se" de outra forma e a recorrer a outros médicos. "Fiz algumas mudanças, procurei outros caminhos clínicos, outras soluções, fez-se uma medicação e outras coisas e agora estou aqui fresca que nem uma alface."
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Júlia Pinheiro Oficial (@oficialjuliapinheiro)
Apesar de hoje algumas figuras conhecidas ja falarem mais abertamente desta fase da vida, Júlia acha que muitos ainda olham para o lado quando as mulheres tentam trazer o assunto á baila. Até quem deveria estar atento a estas mudanças. "A classe médica tem um grande desinteresse pelo assunto porque não é algo que afeta as mulheres na idade fulcral, que é quando estão na fase em que podem ter bebés. Agora umas senhoras com calores, que têm a libido desorientada e que falam de secura vaginal e não sei o quê... não é uma coisa para ter relevância, até para as consultas de ginecologia! No meu caso nunca me tinham falado de manifestações de tristeza... Logo a mim, a pessoa mais alegre do mundo, sempre para cima? Mas fiquei desgraçada..."
Foi neste fase que Júlia Pinheira chegou a dar a etender que se poderia mesmo reformar, mas esta jura que foi um mal entendido. "A reforma para mim é uma coisa muito clara. Tenho a consciência que o meu tempo de vida ativa em antena, está no fim, pois tenho 62 anos. Tenho sido extremamente beneficiada, porque do ponto de vista físico não estou muito desmanchada, e a genética ajudou... Depois, a SIC tem tido o entendimento, penso de gente sábia, que faz sentido ter uma mulher da minha idade no ecrã, porque completo um certo tipo de representatividade", diz Júlia que contudo se sente fresca para continuar em antena "pelo menos mais dez anos. Se me quiserem cá continuo"
Leia toda a história na TV Guia deste semana, já nas bancas de Portugal, ou na edição digital, aqui.