Estrelas Há vida fora das quatro linhas: as 10 histórias que não pode perder sobre os protagonistas do dérbi entre Benfica e Sporting
Na noite desta sexta-feira, 5 de dezembro, as atenções estarão voltadas para o Estádio da Luz, em Lisboa, onde Benfica e Sporting irão defontar-se pela 326.ª vez naquele que é intitulado como o Dérbi Eterno.
Para além dos 60 mil adeptos esperados nas bancadas, os grandes protagonistas deste encontro serão os 22 jogadores em campo e os treinadores, José Mourinho e Rui Borges. Ao longo dos últimos meses, a TV Guia tem dado a conhecer um pouco mais sobre a vida das figuras que preenchem as manchetes do nosso futebol.
Na manhã do jogo, foi revelada a história sobre como o treinador do Sporting mantém um amuleto especial desde o arranque da sua carreira de treinador em Mirandela, local onde nasceu.
Já José Mourinho, que regressou nesta época ao emblema onde deu os primeiros passos como treinador principal, tem tido de lidar com a distância da família, que já o levou a falhar uma data muito especial.
Foi neste ano que o capitão do Benfica, Nicolás Otamendi, se emocionou a relatar a sua infância com parcos recursos, tendo sido com ajuda dos pais que o campeão do mundo pela Argentina conseguiu singrar no desporto-rei.
Do lado dos leões, o homem que carrega a braçadeira, Morten Hjulmand, vive um momento de grande felicidade: depois do casamento, o médio dinamarquês está prestes a ser pai pela primeira vez, ao lado de Emilie, a mulher que tem sido um pilar na sua carreira de há vários anos para cá.
Nos encarnados, o peso da criatividade estará sob os ombros de Georgiy Sudakov, ucraniano que chegou do Shakhtar Donetsk neste verão a troco de um valor milionário. Pouco após a chegada à Luz, o médio ficou de coração nas mãos quando um míssil atingiu a residência onde habitava a sua família. Ainda assim, teve motivos para sorrir, com o nascimento da sua segunda filha e a materialização da vinda da sua companheira, Liza, para Portugal.
No Sporting, Pedro Gonçalves, ou Pote, como é conhecido, viveu também ele momentos de aperto com a vinda ao mundo das filhas gémeas, das quais ficou durante um mês afastado por terem nascido de forma prematura, perante as incomensuráveis saudades por parte do craque leonino e da mulher deste, Bruno Rafaela, com quem se casou em julho.
Quem se encontrou envolvido em caminhos pantanosos foi Andreas Schjelderup, norueguês do Benfica, que recebeu uma sentença de 14 dias de prisão com pena suspensa após partilhar, de forma inconsciente, um vídeo sexual que envolvia menores. O arrependimento que mostrou acabou por reduzir a punição que recebeu na Dinamarca, onde jogava antes de se transferir para as águias
Também extremo mas do Sporting, Francisco Trincão, que é uma das principais armas de Rui Borges para o encontro desta noite, celebrou o bicampeonato conquistado em maio com a ajuda da namorada, Constança, com quem vive um discreto romance. Uma fotografia do casal foi revelada em agosto.
Enzo Barrenechea foi uma das caras novas no Benfica e agarrou com unhas e dentes a titularidade que na época transata pertencia a Florentino. O argentino, proveniente dos ingleses do Aston Villa, teve uma história familiar complicada e chegou mesmo a ter de visitar o pai à prisão. Leia a história relatada pelo próprio:
Também chegou a Lisboa neste verão, mas ainda não se conseguiu impor. Do lado verde e branco, o grego Vagiannidis tem sido suplente de Fresneda durante grande parte da época. A ajudar o ex-jogador do Panathinaikos nesta aventura está a namorada, Iris, que até já abraçou um desafio profissional na capital portuguesa, sem nunca descurar a própria carreira, ela que tem um currículo pouco habitual nas companheiras de futebolistas.