Estrelas A dura história familiar de Barrenechea, novo craque do Benfica, que visitava o pai na prisão quando era criança
Com o defeso na época futebolística, são várias as caras novas que chegam a Portugal para mostrar os seus talentos nos relvados nacionais. Neste verão, este foi o caso de Enzo Barrenechea, argentino de 24 anos que assinou pelo Benfica proveniente do Aston Villa, clube inglês pelo qual não chegou a jogar, tendo passado a última temporada nos espanhois do Valência.
Apesar de agora ser um nome reconhecido no panorama desportivo, Barrenechea teve uma infância complicada, dado o envolvimento do seu pai num caso judicial de homicídio que redundou na sua prisão durante oito anos.
Natural de Córdoba, mudou-se para Villa María quando o progenitor estava foragido das autoridades. Quando se deu a detenção, regressou à cidade-natal com a mãe e os irmãos, mas voltaria a Villa María com ajuda do modesto Universitario, fazendo viagens com ajuda do presidente do clube.
"Com os meus 10 ou 11 anos, prenderam o meu pai e tivemos de voltar a Córdoba. Foram oito anos em que não tivemos o meu pai connosco. Mas sempre que podíamos, íamos visitá-lo", contou à Juventus TV, quando jogava pelo emblema italiano.
A sua grande inspiração é a sua mãe que o sustentava a ele e aos dois irmãos neste tempo complicado: "A minha mãe tinha dois trabalhos e nós estávamos quase todo o dia sozinhos. "
A verdade é que os seus dotes futebolísticos chamaram a atenção do histórico Newell's Old Boys, clube que revelou Lionel Messi, e, mais tarde, já no final da sua formação, foi agarrado pela Juventus.
Apesar de nunca se ter estabelecido na equipa de Turim, tendo até enfrentado um longo período de lesão, uma passagem de sucesso de empréstimo no Frosinone levou a que se solidificasse no futebol italiano antes de se mudar para Inglaterra e depois para Espanha, tendo já sido chamado por duas vezes à seleção campeã do mundo. Agora, é esperado na Luz, onde os responsáveis benfiquistas acreditam que poderá refinar o meio-campo das águias, aproximando-as do título.