Big Brother - Verão Afinal foi tudo mentira! Depois de revelar que o surto psicótico no Big Brother foi tudo fachada e atacar a produção, André Filipe volta à TVI
É mais uma grande surpresa nesta edição do 'Big Brother - Verão'. André Filipe, de 29 anos de idade, está de volta à TVI cinco anos depois. O mais curioso é que tal como Daniela Ventura, também ele fez duras críticas à produçao do reality show. Importa referir que a sua participação no formato acabou com um surto psicótico, no qual danificou materal e arremessou diversos objetos para a piscina, mesmo após os constantes avisos do soberano da casa, sendo expulso e tendo sido depois internado.
Na altura, a mãe, Hélia, relatou a turbulenta chegada a casa do ex-concorrente, ao 'Correio da Manhã': "Quando ele chegou a casa estava muito alterado, virou-me a despensa de pernas para o ar, foi buscar coisas antigas, fotos, tudo. Estava perturbado e a falar como se ainda estivesse na casa do 'BB', não fazia sentido. Eram três da manhã quando, depois de falar com a psicóloga do programa, o decidi internar. Está em São José, mas vai ser transferido para o Barreiro ainda hoje. Foi-lhe diagnosticado um surto psicótico."
No entanto, em 2024, André Filipe negou à 'TV 7 Dias' ter sofrido este surto psicótico e diz que foi usado como bode expiatório: "Cedi à pressão, cedi a aceitar que tive um surto psicótico, porque aquela historiazinha da saúde mental vende. Eu fui ao fundo do poço do meu emocional. Fui deitado ao lixo. Eu saí de um programa, supostamente por estragar material técnico, onde eu não tenho forças para arrancar uma lâmpada de uma piscina. Aquela lâmpada já estava desaparafusada. Canalizaram as coisas para a loucura em vez da brincadeira."
"Cedi a aceitar que tive um surto psicótico, porque aquela historiazinha da saúde mental vende"
"Quando era em 'off', era tudo a gozar comigo, tudo a ameaçar-me. Eu escrevi alguma coisa de mal na parede? Apareceu lá o material, estava lá de lado, e eu aproveitei. (...) Eu só estava a tirar um espelho, que era uma brincadeira que eu fazia para picar os outros. Só que começaram a canalizar para a loucura e ainda alimentaram a doença metal, quando eu nunca tive qualquer patologia de doença mental... eu já sabia que ia ser expulso porque, com a pressão do público e da psicológica, eles já não tinham controlo sobre mim", acrescentou o antigo concorrente da edição ganha por Zena Pacheco.
"Eles venderam a minha imagem até hoje como um gajo louco, que teve um surto, quando nos confessionários incendiavam-me cada vez mais. 'Nunca tivemos tanta audiência, estás a ser o melhor jogador", concretizou André Filipe.