Estrelas Luís Mascarenhas não esquece e aponta o dedo a Camilo de Oliveira por lhe ter "lixado a vida"
Luís Mascarenhas, 75 anos de idade, entrou no teatro pela mão da saudosa Laura Alves. O seu percurso pelos palcos não foi uma viagem fácil. Em entrevista à TV Guia, o ator recorda alguns boicotes de colegas que tentaram passar-lhe a perna. Segundo Luís Mascarenhas, o malogrado Camilo de Oliveira foi quem mais o terá prejudicado em início de carreira. Os dois acabariam por tornar-se amigos. Mas já lá vamos.
"Entrei no teatro pela mão de uma grande senhora, chamada Laura Alves, que me viu fazer uma coisa como finalista do liceu Gil Vicente que era o My Fair Lady. E entrei em grande", recorda Luís Mascarenhas.
Apesar de ter entrado com estrondo no teatro, o ator acabou por não receber o devido reconhecimento. "Não gosto muito de falar nisso porque era amigo dele. Tínhamos uma relação e ainda hoje me dou muito bem com a viúva, a Paula Marcelo. Mas quem chefiava a companhia era o Camilo de Oliveira e... É pá, ele começou-me a lixar a vida. Eu tinha 20 anos e ele estava no topo da fama. Tentou minimizar-me e entalar-me com o Vasco Morgado, mas aí não teve muito sucesso", revela o ator.
Apesar da amizade, Luís Mascarenhas acaba por admitir que Camilo de Oliveira lhe "tramou" a vida. "E tenho mais provas. Quando os 'Parodiantes de Lisboa' vão fazer o 'Ri-te, Ri-te' faltava um ator e o Vasco Morgado sugere o meu nome", relata. E aqui terá começado a tentativa de boicote do malogrado ator ao colega. "Mas quem é o Luís Mascarenhas?", perguntou Camilo de Oliveira. "O Vasco vira-se para ele e disse-lhe: "Quem é o Luís Mascarenhas? Então andou a substituir-te no número do astronauta e não te lembras quem é o rapaz?!" E obrigou o Mendes Andrade a pôr o meu nome na lista. O Camilo foi obrigado a aceitar, mas eu só tinha trabalhos de me***. Entretanto a Florbela Queiroz pega-se com o Camilo, duas vedetas à bulha. O Camilo deixa de ser diretor e passa a ser só ator. Entra o Paulo Renato e então passei a ter trabalho a sério", refere Luís Mascarenhas.
Mas Camilo de Oliveira não foi o único a atirar algumas "cascas de banana" no caminho de Mascarenhas. "O Francisco Nicholson também não ia muito à bola comigo porque eu via coisas que não me agradavam. Tive muitas ciumeiras de palco da parte de outros colegas, queixas ao Vasco Morgado. Depois deu-se o 25 de Abril…", aponta ainda.
Leia a entrevista completa na edição desta semana da TV Guia, já nas bancas, ou aqui.