Estrelas Maria Sampaio revela abusos sexuais sofridos na infância
Maria Sampaio relatou pela primeira vez o trauma que tem por ter sido abusada na sua infância por parte de pessoas próximas da família. A atriz de 41 anos contou, no podcast 'Acho Tóxico', de Zé Nogueira, o que aconteceu nos primeiros anos de vida.
"Eu tive um trauma na infância, estou a tratar isso na terapia, de proteger o abusador. Tive em miúda algumas situações menos boas, não com familiares, mas do género, não eram adultos, eram mais velhos que eu, mas mesmo assim era abuso", descreveu.
"Houve uma tendência minha de defender e proteger o abusador, dizer que é assim, porque 'coitadinho', isto aconteceu. (...) Isso é um problema que acontece muitas vezes. Mulheres muitas vezes têm traumas associados ou a um coleguinha na escola ou a um amigo do pai. Às vezes são coisas não muito graves. Não é preciso ser uma violação para ser abuso", continuou, elaborando: "Já tinha partilhado isto, pequenas coisas que partilhei sobre abuso na infância, de repente, começo a falar e, numa mesa com dez mulheres, quase todos tinham alguma coisa parecida."
Depois, deu mais pormenores: "O que eu vivi devia ter para aí três anos. Lembro-me. Porque os traumas ficam, não sei se me lembro de tudo. O meu medo na adolescência era que não me lembrasse, que tivesse apagado coisas. Pensava: 'Será que fui mesmo abusada até ao fim?' Acho que não, disso lembrar-me-ia."
Por fim, assinalou: "Aconteceu comigo, em criança, ser estimulada e depois gostar, porque é um estímulo sexual, quase como ter orgasmo. Lembro-me dos três ao cinco anos e também é um alerta em casa, mas uma menina que nessa idade se toca muitas vezes é porque já foram estimuladas. Porque é muito difícil a mulher ter prazer sem ter sido estimulada, não vai lá ver, não vai pôr os dedos. Eu lembro-me de fazer isso até no infantário, por isso é que sei a idade."