Estrelas Roberto Leal e a vida de sofrimento antes do sucesso: "Comi batatas durante um ano"
Desde que foi conhecida a morte de Roberto Leal, este domingo, que são muitas as homenagens ao cantor que nasceu há 67 anos no Vale da Porca, em Macedo de Cavaleiros, em Trás-os-Montes, onde passou muitas dificuldades. Desde o Presidente da República, apresentadores de televisão, humoristas e atores que trabalharam com Leal, todos recordam a o percurso de sucesso que não apagou a origem humilde
Numa entrevista 'TV Guia', o músico revelou que a infância foi muito difícil e que passou por algumas necessidades, apesar de garantir que nunca passou fome. Mas... "Estávamos a 15 dias de colher o trigo quando uma trovoada destruiu toda a colheita. A base da nossa alimentação era o pão e, nesse ano, comemos praticamente só batatas", disse.
Roberto Leal recordou ainda, nesta entrevista, que o pai passava fome para que os muitos filhos tivessem o que comer. "Cresci na hora da dor. Foi assim que eu fui formado e interiorizei os meus lemas", garantiu. "Estávamos no verão a fazer a colheita das frutas. Nessa altura, tinha 8 ou 9 anos... A minha mãe estendeu a toalha para servir o farnel e, entretanto, de repente o meu pai deixa o local. Estranhei e 15 dias depois perguntei-lhe porque se retirava sempre à hora do almoço. E ele respondeu: 'Meu filho nós somos 12 e só havia 11 sardinhas. O meu pai foi colher um figo porque não suportaria ver um filho passar fome".
1/12
Roberto Leal
2/12
Roberto Leal
3/12
Roberto Leal
4/12
Roberto Leal
5/12
Roberto Leal
6/12
Roberto Leal
7/12
Roberto Leal
8/12
Roberto Leal
9/12
Roberto Leal
10/12
Roberto Leal
11/12
Roberto Leal
12/12
Roberto Leal
"As atitudes do meu pai resultaram sempre em grandes mensagens que nos fizeram crescer. Apesar de ser pobre, as suas histórias sempre acabavam em bem. Sentávamo-nos à lareira e ele servia-nos torradas embebidas em azeite", acrescenta.