Estrelas Sofreu em silêncio. Pinto da Costa escondeu cancro da família e recusa-se a fazer quimioterapia
Foi no dia 8 de setembro de 2021 que foi diagnosticado a Pinto da Costa, de 86 anos de idade, um cancro na próstata. Nesse mesmo dia, o antigo presidente do FC Porto tomou uma decisão: que guardaria este segredo para si. "Sei, desde o dia 8 de setembro de 2021, que tenho um cancro. Num livro que escrevi e sairá em outubro, digo que combinei com os médicos que esse segredo ficava comigo. Não queria que ninguém à minha volta estivessem preocupados ou a sofrer com o facto de saberem que estava doente. Não alterei nada da minha vida. Encarei como uma coisa natural. Naturalmente, quando alguém diz 'Ai, que tenho cancro'. Era bom que já ninguém morresse, mas não é assim. Há muita gente que se salve e dura muito tempo. Eu espero durar mais algum, mas sei que tenho um cutelo na cabeça", disse em entrevista a Sandra Felgueiras, na TVI.
Pinto da Costa garante que não tem medo da morte e que tem quase a certeza que celebrará pelo menos mais um ano de vida, a 21 de dezembro. No entanto, há algo que é ponto assente: não quer fazer quimioterapia. "Quando soube dos sintomas, disse que preferia viver menos, mas viver, do que durar mais e não viver." O portista explica então como tenta alcançar a cura. "Fiz radioterapia, que penso que teve resultados positivos, porque tinha uma dor que desapareceu. Tenho uma consulta, em setembro, para ver se necessito de fazer outra vez, mas tenho a máxima confiança na equipa médica que me está a acompanhar."
O antigo líder dos dragões deixa ainda um especial agradecimento à equipa médica que o tem acompanhado ao longo deste percurso mais duro. "O Dr. Nuno Sousa, do IPO, tem sido uma pessoa excecional, não só como médico, mas como amigo. Estou tranquilo. Digo sempre que temos de nos preocupar com as coisas que podemos alterar. Agora, com as que não podemos alterar... Temos de confiar em quem pode ajudar, que são os médicos."