Estrelas Teresa Guilherme pode recuperar 1,8 milhões do que perdeu
Teresa Guilherme, de 68 anos de idade, conseguiu obter o estatuto de vítima no âmbito do processo de falência do GES, o grupo empresarial do BES, e poderá assim recuperar 1,8 milhões de euros, dos quase 3 que investiu na totalidade, antes de 2014, o ano da falência.
A antiga apresentadora de 'reality shows' e agora comentadora da 'Noite das Estrelas', da CMTV, já tinha perdido a esperança de reaver as suas poupanças, ou mesmo de recuperar parte da fortuna que investiu em papel comercial do banco. Segundo avança a CNN Portugal, Teresa Guilherme poderá receber o dinheiro a título de reparação, graças ao empenho do seu advogado, Nuno Silva Vieira, o primeiro causídico a conseguir desbloquear o estatuto de vítima, sendo esta a primeira vez que tal prerrogativa é aplicada a vítimas de um crime económico e financeiro no nosso país.
À estrela da TV portuguesa juntam-se mais de 1700 pessoas singulares lesadas pelo BES que pedem indemnizações, que deverão ser pagas com os bens arrestados ao GES e ao BES e que foram calculados em 12 mil milhões de euros. O Ministério Público manifestou-se contra a entrega destes bens aos lesados e considerou que este património devia ser dado como perdido. O tribunal não aceitou essa tese e agora as vítimas, como Teresa Guilherme, têm primazia sobre o Estado português nas compensações.
Só há um senão: as indemnizações em processos cíveis podem demorar décadas, até que se faça justiça.