Estrelas Tiros e polícia à porta de casa de Ljubomir
A 'TV Guia' esteve em Chelas, junto ao Bairro da Flamenga. É ali, onde de 4 em 4 anos a música alta incomoda os habitantes e gera discussões na rua, por causa do 'Rock in Rio Lisboa', que vive Ljubo com a mulher e o filho mais pequeno, Luca, de 5 anos de idade.
O prédio do chef de ‘Pesadelo na Cozinha’ fica paredes meias com um dos bairros mais problemáticos de Lisboa. Mas Ljubomir Stanisic não se importa com isso e os vizinhos adoram-no.
"Ele é um espectáculo! Não é nada daquela brutidão que se vê na televisão", afiança um vizinho, que sai do prédio onde mora o jugoslavo. "Anda sempre de um lado para o outro. Trabalha que se farta, o homem. Ainda há pouco saiu, parece que ia para cima [Douro]. A mãe também vem cá muitas vezes, trás o outro miúdo [Mateus, o filho mais velho do chef, fruto de uma relação anterior]. São gente mesmo impecável".
"Isto é sossegado. De vez em quando, já se sabe, as pessoas bebem uma pinguinha e há discussões, mas é pouca coisa. Tiros só muito de vez em quando. Já ouvi mas não é tão mau como pintam. Há bairros muito piores por aí", aponta o idoso, para o lado oposto do vale, onde se ergue a Zona J, uma das mais afamadas, pelas piores razões, e que até já foi mote de filme homónimo.
Na Flamenga, a população que foi realojada e é originária, sobretudo, do antigo bairro de lata do Relógio. Mas, quem conhece bem a zona, que é servida por duas escolas, afiança: "A minha mulher já teve a pouca sorte de ter que trabalhar na escola primária nesse bairro, e na primeira semana de aulas, foi assaltada em plena sala de aulas por três pirralhos. Há muita gente séria nesse bairro, mas muitos desacatos na freguesia de Marvila vem daí", contam-nos, pedindo anonimato. "Senão ainda vêm aqui e partem-me as janelas à pedrada".
O chef mudou-se há sensivelmente 3 anos para a nova casa. O condomínio foi um fracasso de vendas e esteve ao desbarato. Durante largos meses teve cartazes de grande dimensão, virados para a estrada principal, com os dizeres "Vende-se ou Aluga-se". Foi um bom negócio para Ljubo, que se mudou do Bairro dos Actores, junto à Alameda, uma zona bastante mais cara, onde habitava um rés-do-chão e onde também era bem visto entre os vizinhos.
A 'TV Guia' esteve no restaurante Cova Funda onde Ljubomir ainda vai algumas vezes comer. "Vem almoçar ou jantar, não tem hora. Mas ainda vem cá", conta o empregado de balcão. "Ele é tal e qual como se vê na televisão. É bem-disposto", remata.
Leia a reportagem completa na edição da 'TV Guia', que chegou está sexta-feira às bancas.