Novelas Sofia Alves revela segredos do sucesso de 'A Promessa'
Sofia Alves, de 50 anos, regressa ao pequeno ecrã, na novela ‘A Promessa’, na SIC, com uma personagem que, para si, é muito especial. "Esta Maria Rocha é uma personagem com uma enorme densidade dramática. Tem escondido de todos um grande segredo, o qual jamais poderá partilhar, mas que estará sempre presente no seu dia a dia", revela a atriz, em exclusivo à TV Guia, acrescentando mais pormenores da mulher que vai interpretar: "É crente e devota da Nossa Senhora de Fátima. Conheço muito bem a realidade rural, e a sua dureza, e isso ajudou-me a construir esta minha personagem."
Sofia explica o motivo especial que a leva a compreender este paradigma como poucos: "Especialmente a realidade de Montalegre, que conheço muito bem, por questões familiares, é a terra da minha sogra." A atriz está rendida à sua personagem e há motivos de peso para tal. “A Maria é uma mulher de trabalho, devota, cheia de princípios assentes na religião católica que representa um pouco as raízes de tantas mulheres portuguesas que se viram sozinhas na vida e que tiveram de ser homem e mulher ao mesmo tempo e que tiveram de impor, sozinhas, disciplina aos filhos. Princípios a que gostaria que os seus filhos dessem continuidade, mas estes não vão querer seguir. E, por mais que se esforce, não vai conseguir."
Sofia Alves compara este trabalho, que é baseado na novela turca ‘Zalim Istanbul’, com os condimentos de um novelão: "Temos aqui conflito geracional, com alguma violência verbal, como encontramos nas famosas ‘Mães’, escritas por [Gabriel] Garcia Lorca, nas suas peças de teatro, e também com o fator religioso muito ativo. Foi exatamente nestes conflitos, que todos conhecemos, que fui buscar ferramentas para a criação da Maria."

Ler também
'A Promessa': Nuno é brutalmente espancadoA consagrada atriz, que gosta de "uma boa história", recorda que a novela é "um produto que deve contar uma história que prenda as pessoas": "Estamos falar de mais de 200 episódios, é muito trabalho. É um desafio irrecusável do Daniel Oliveira."