Novelas Vitória. Mais uma tragédia: Matilde foge de Vitória com a ajuda de Manuel e deixa a mãe em desespero
Depois de sair da prisão e com a ajuda de João (Jorge Corrula), Vitória (Cláudia Vieira) consegue levar Manuel (José Raposo) a tribunal e acaba mesmo por ganhar a custódia dos filhos. O bandido confronta a juíza sobre a decisão e promete fazer-lhe a vida negra.
No dia seguinte, â porta da casa dos Mendonça, Vitória aguarda pelos filhos, que se despedem dos avós e dos tios, com grande pesar. Manuel avisa-a de que vai trazê-los para casa mal consiga. Matilde (Mariana Cardoso) despede-se de Margarida (Joana Santos e chama-lhe mãe. Vitória fica muito magoada mas não faz comentários. Entram todos no carro, em silêncio absoluto.
Já ao chegarem ao prédio, os gémeos ficam em choque ao aperceberem-se de que vão ter que viver na casa da porteira. Afonso (Vicente Gil) só quer ir para a mansão dos avós e a mãe não esconde a tristeza com aquelas atitudes. No quarto, Vitória diz a Francisco (Rodrigo Costa) que as suas cartas a mantiveram viva na prisão, mas quando vai para o abraçar, o mais velho entra e confronta o irmão.
Quando se preparam para jantar, Matilde olha, com desdém, para a comida. Afonso envia a sua localização a alguém e depois diz à mãe que não fizeram mal a ninguém e que não se vai sujeitar a viver ali. O rapaz abre a porta e sai para a rua com os irmãos. Vitória respira fundo, tentando manter a calma, e vai atrás deles.
Na rua, a porteira alcança os filhos e diz-lhes que o tribunal decidiu que ficariam com ela. Francisco vê um café que vende cachorros e Vitória percebe que ele quer um. Aproveitando a distração da mãe, Afonso diz a Matilde para seguir, vai só buscar o irmão e vão ter com ela. Quando percebe que a filha se começa a afastar, vai a correr atrás dela.
O carro de Tiago (Gonçalo Almeida) aparece e Matilde entra. Vitória implora para que a filha não vá mas ela nem olha para trás. Ao fundo, vemos Francisco, aflito, a começar a correr para a mãe mas Afonso agarra-o. A viúva de Henrique (Albano Jerónimo) fica destroçada e nem se apercebe de que corre perigo por estar no meio da estrada. João passa a correr e, quando vê a amiga, apressa-se a tirá-la do meio da estrada. Vitória conta que Matilde fugiu com Tiago. João confronta Afonso e diz que a irmã é menor, devia ter feito alguma coisa para a impedir de entrar naquele carro.
Saiba tudo sobre 'Vitória' e as outras novelas na revista TV Guia desta semana, já nas bancas de Portugal, ou na versão digital, aqui.