Estrelas Após casos de violência contra mulheres, rapper Capicua faz apelo aos homens famosos: "O vosso silêncio tem sido ensurdecedor"
A rapper Capicua deu um murro na mesa e fez um repto à população masculina com projeção mediática acerca das atitudes a tomar, no âmbito dos casos de violência que têm sucedido ao longos dos últimos tempos com mulheres como alvo, nomeadamente tendo em conta o aparecimento de múltiplos influenciadores digitais com público-alvo jovem que fazem da misoginia uma diretriz do seu discurso público.
"Caros colegas rappers e músicos, atores e humoristas, apresentadores e radialistas, desportistas e criadores de conteúdo digital, homens com influência, admirados pelo público e que se importam, empatizam e estão solidários com as mulheres", lê-se numa mensagem publicada nas redes sociais, e também numa crónica no 'Jornal de Notícias'.
"Querendo acreditar que vocês ainda estão em maioria e que as minhas palavras encontrarão eco nas vossas consciências, escrevo para apelar à vossa participação ativa na luta contra a misoginia declarada, promovida por homens como vocês, junto de adolescentes e jovens altamente influenciáveis", escreveu a artista, acrescentando: "Estes gurus da masculinidade tóxica promovem o ressentimento dos jovens, fazendo da liberdade das mulheres a suposta causa dos seus insucessos e frustrações. São homens perigosos que, aproveitando-se das inseguranças destes adolescentes, promovem discursos de ódio que vilanizam e desumanizam as mulheres, ao ponto de legitimarem atos de violência, controlo e abuso sexual."
"Escrevo para apelar à vossa participação ativa na luta contra a misoginia declarada, promovida por homens como vocês, junto de adolescentes e jovens altamente influenciáveis"
"Num país em que já tínhamos números chocantes de violência doméstica e uma falta de condenação real dos crimes de violência sexual, é especialmente grave que, entre as camadas mais jovens, ainda se promovam, ideológica e declaradamente, este tipo de crimes. Mal vimos a ponta do icebergue e todos os estudos indicam que as próximas gerações de rapazes tenham tendência a ser mais sexistas, conservadoras e próximas da agenda da extrema-direita. Posto isto, faço o apelo para que a vossa influência seja parte da solução", elaborou Capicua.
Por fim, ressalvou: "Não queremos a vossa proteção, dispensamos príncipes em cavalos brancos, queremos antes a vossa solidariedade, o vosso empenho, o vosso posicionamento, ou seja, que façam o mínimo, o básico, o óbvio, que é estar do lado da igualdade, da justiça e dos direitos humanos. Vocês têm o poder de ditar o que é “cool”, de definir tendências, esgotam salas, enchem estádios, são os mais ouvidos, os mais admirados, os mais celebrados, tenho a certeza de que podem fazer mais do que têm feito. Acreditem, o vosso silêncio tem sido ensurdecedor e metade do vosso público já reparou."
Na caixa de comentários, foram várias as personalidades que reagiram. João Manzarra afirmou, "Eu sou apresentador e conta comigo para estar mais presente na luta". Jorge Corrula também respondeu, dizendo: "Também oiço esse silencio há já tempo demais. Mas ânimo que Contigo é mais leve!" Já Nuno Markl partilhou, nas 'stories', a publicação.
Luís Borges, Daniel Fontoura, Rodrigo Gomes, Dino D'Santiago, o ex-'Big Brother' Bruno Almeida, ou Vasco Pereira Coutinho estão também entre os subscritores desta mensagem, com celebridades femininas como Carolina Loureiro, Inês Aires Pereira e Maria Rueff tambéma a aplaudir.
Também poderá gostar de
Viúva de Diogo Jota mudou-se para casa da irmã e tem uma empregada para a ajudar a cuidar do filhos: a nova vida de Rute Cardoso após a trágica morte do marido
Não vê televisão e vai ao cemitério quase todos os dias: Como a morte dos dois filhos destruiu por completo a mãe de Diogo Jota
O que ninguém sabia! Família de Diogo Jota obrigada a retirar flores da campa do jogador e do irmão: saiba porquê
A Protegida. Maldade sem fim: Hector faz Anita de prisioneira depois de ser apanhado a trair Mariana
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas