Estrelas As histórias incríveis de Rúben Amorim e João Pereira, o amigo de longa data que pode mesmo ser o seu sucessor no Sporting
Com Rúben Amorim, de 39 anos de idade, preparado para esclarecer o seu futuro na próxima sexta-feira, após o jogo que opõe o Sporting ao Estrela da Amadora, em Alvalade, torna-se cada vez mais provável a hipótese de João Pereira, treinador da equipa B dos leões preencher o posto deixado vazio pela quase certa saída do técnico verde e branco para o Manchester United.
Na conferência de imprensa que antecedeu o encontro, Amorim foi questionado sobre este cenário e, não abrindo o jogo acerca da sua decisão, elogiou o seu possível sucessor. "Não tenho falado mais com ele. Mas se me perguntarem se está preparado para outros voos, claramente que sim. Não só pelo João Pereira, mas pela equipa técnica, pela qualidade dos jogadores quando os chamo. (...) Foi jogador de grandes clubes, tem muita maturidade e personalidade", referiu o ainda treinador do Sporting.
Em janeiro de 2021, já com Rúben Amorim no comando, João Pereira regressou ao Sporting para terminar a sua carreira de jogador, envergando pela terceira vez a camisola do emblema de Alvalade. Após o final da época, que redundou com o Sporting campeão, transitou para a equipa de sub-23, primeiro enquanto adjunto, assumindo depois o comando das operações. Na época seguinte, tornou-se treinador da equipa B, posto que ocupa até hoje.
A proximidade entre Amorim e João Pereira já dura, contudo, há muitos anos, tendo sido essa confiança que os levou a reencontrar-se. "Tem um caráter muito forte, está identificado com o clube, queremos ir buscar jogadores que sabemos que tem o mesmo espírito do grupo. Tem um grande coração, é muito 'ranhoso', encaixa na nossa ideia", disse, na altura.
Mas esta não foi a primeira vez que falou publicamente sobre o ex-jogador. Em 2017, na sua participação no podcast 'Maluco Beleza', de Rui Unas, Amorim usou João Pereira como exemplo de como os jogadores assumem diferentes personalidades dentro e fora dos relvados: "Conhecem o João Pereira? O João Pereira, fora do campo, é um paz de alma. Dentro do campo é um mete-nojo! Conheço o João Pereira desde miúdo. Zangava-me com ele no campo, de que se estivéssemos lá fora se calhar andávamos à [pancada]. Mas depois ele sai e tem aquela coisa, aquele clique, que acaba o jogo, e se for preciso espera por ti no túnel e diz-te ‘Tão? Como é que estás?!’ Sabes? Parece que tem dupla personalidade!"
Efetivamente, os dois cruzaram-se na formação do Benfica, entre 1994 e 1997, e depois novamente em 2000. Nunca voltariam a ser colegas de equipa por mais nenhum clube, mas coincidiram na Seleção Nacional. Primeiro, nos sub-21, entre 2005 e 2007, depois na Seleção B, em 2009.
Pela Seleção principal, estiveram juntos entre 2012 e 2014, fazendo parte do lote de confiança de Paulo Bento, no Mundial de 2014, no Brasil. O reencontro deu-se no Sporting, como já mencionado, quando Amorim já era treinador, mas a amizade manteve-se ao longo de todos estes anos. Tal foi, aliás, denunciado por um amigo em comum, no aniversário de João Pereira, em 2021, que mostrou uma imagem dos dois juntos em tempos idos.
Também poderá gostar de
Não vê televisão e vai ao cemitério quase todos os dias: Como a morte dos dois filhos destruiu por completo a mãe de Diogo Jota
O que ninguém sabia! Família de Diogo Jota obrigada a retirar flores da campa do jogador e do irmão: saiba porquê
Em silêncio sobre a separação de Inês Aguiar e após a polémica com o Sporting, Gyökeres é chamado a tribunal: entenda a polémica
Como a decisão da viúva Rute Cardoso de voltar para Portugal tem ajudado os pais de Diogo Jota a enfrentar a tragédia que abalou a família
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas