Estrelas Carro de Maycon Douglas continua no mar da Nazaré e pode nunca ser retirado: os motivos para este impasse após a tragédia
Já passaram 18 dias desde que o carro de Maycon Douglas, de 25 anos de idade, foi encontrado submerso no mar da Nazaré, mas a viatura continua lá, e ainda não foi retirada pelas autoridades. Há vários motivos para tal, como adiantou à CMTV Joaquim Leonardo, comandante dos Bombeiros, deixando no ar que até poderá não valer a pena remover o Nissan Micra em que o ex-concorrente da 'Casa dos Segredos 9' se deslocava.
“Acho que facilmente se consegue perceber: o veículo está numa zona de rocha, numa zona de rebentação, e há alguma dificuldade no próprio acesso ao sítio. E como a própria polícia já referiu, a responsabilidade da remoção daquele veículo é da companhia de seguros, que terá de arranjar forma de conseguir retirá-lo, e naturalmente isso terá um custo elevado”, começou por explicar Joaquim Leonardo à jornalista Francisca Laranjo.
O comandante dos bombeiros acredita que “haverá com certeza forma” de retirar o carro, “mesmo esperando por uma altura do ano em que o mar esteja mais calmo”, mas sublinha: “Agora é preciso ponderar aqui o custo-benefício. Até que ponto é que todos os custos que terão... E riscos, porque alguém vai ter de descer lá abaixo, os mergulhadores vão ter de ir ancorar o veículo, que nesta altura já deve estar em muito mau estado”.
Mergulhar no mar da Nazaré é sempre perigoso, mesmo para quem é profissional e o conhece bem. “E neste caso, naquela zona, é extremamente arriscado. Estamos a falar de uma zona de rebentação, pode haver compromisso até da visibilidade. E depois a própria projeção, e ali os mergulhadores têm uma maré e umas correntes fortes que, naturalmente, representam sempre um determinado risco”, refere Joaquim Leonardo.
Mas há outro fator a ter em conta: “Ainda punha aqui outra dificuldade que esta situação tem que é o acesso ao próprio espaço por cima. Ou seja, se fosse um sítio onde se conseguisse colocar um veículo grua com segurança e houvesse um braço que conseguisse descer um guincho... Mas até isso facilmente se vê que não é possível”.
A repórter da CMTV falou ainda com um mergulhador e pescador da Nazaré que conhece bem a zona. Fala num “mar especial” e na necessidade de existirem condições muito específicas, tanto na água, a nível de ondulação e espuma, como do próprio vento, para que seja possível avançar com a complicada operação para retirar o carro de Maycon Douglas.
Também poderá gostar de
Caso Maria Amaral: O que o namorado disse à polícia para justificar a tese de crime no desaparecimento da filha de Delfina Cruz e os cenários em cima da mesa
Tudo em pratos limpos: O motivo para Renata não ter ido reconhecer o corpo de Maycon e o ataque aos amigos que criaram a teoria de um crime
“O meu filho foi expulso da creche por minha culpa”: Agricultor João Menezes envolvido em polémica no Alentejo
Ainda a recuperar da morte de Maycon e depois de todo o apoio prestado à mãe do amigo, Marcelo Palma quebra o silêncio e deixa uma promessa
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas