1/8
Foto: Jasper Juinen/Getty Images
José Mourinho e Álvaro Arbeloa no Real Madrid
Foto: Jose Breton/AP
Álvaro Arbeloa como treinador do Real Madrid
Foto: Miguel Ángel Molina/EFE
José Mourinho e Álvaro Arbeloa no Real Madrid
Foto: José Sena Goulão/ Lusa
José Mourinho
Foto: Andreu Dalmau/EPA
Cristiano Ronaldo, Arbeloa e Sergio Ramos no Real Madrid, em 2013
José Mourinho reage junto ao banco de suplentes do Benfica
Foto: EPA/ZIPI
José Mourinho e Arbeloa
Foto: Javier Soriano/AFP/Getty Images
José Mourinho e Arbeloa

Estrelas José Mourinho até enviou uma carta ao treinador do Real Madrid num momento delicado: as palavras que o 'Special One' dedicou a Arbeloa antes do duelo de milhões

28 de Janeiro de 2026 às 18:39
Treinador do Benfica deixou rasgados elogios ao seu ex-jogador e agora adversário, mas o apreço entre ambos já dura há mais de uma década

O jogo entre Benfica e Real Madrid, a contar para a Liga dos Campeões, serve como um reencontro entre José Mourinho e o seu ex-jogador Álvaro Arbeloa, hoje treinador do clube da capital espanhola. O antigo internacional espanhol foi treinado pelo técnico encarnado durante três épocas, entre 2010 e 2013, onde, juntos ganharam uma Liga Espanhola, uma Taça do Rei e uma Supertaça, e, nas declarações pré-jogo, os dois trocaram rasgados elogios e confessaram toda a admiração que nutrem um pelo outro.

PUB

Refira-se que a importância de Arbeloa, que não era considerado um dos elementos mais talentosos do plantel 'merengue' pela generalidade do público, para o Special One ficou completamente transparente quando este fez questão de enviar uma carta aberta, através do jornal '', ao antigo jogador, em 2016, quando este último estava prestes a terminar o seu contrato com o Real Madrid.

"Arbeloa é um amigo, não é só um jogador para mim. Por que razão um jogador se transforma num amigo? Por ser exemplo da paixão pela sua profissão, de amor pelo seu clube, da dedicação a um grupo de trabalho e aos seus objetivos, da humildade e da honra na relação com todos os que trabalham com ele diariamente", começou por assinalar Mourinho.

"Na história do nosso gigantesco clube, passarão muitos dos melhores jogadores do mundo. Arbeloa não tem esse perfil, mas, seguramente, é um dos que deu ao Real Madrid, aos seus adeptos, a todos os seus treinadores e colegas tudo o que tinha e não tinha. Eu, para Arbeloa, só tenho palavras de agradecimento. Nos meus 16 anos enquanto treinador tenho-o no pódio dos jogadores mais importantes com que trabalhei. Um bom jogador e um homem excecional", completou.

Já em 2026, as declarações feitas por José Mourinho no âmbito do encontro entre Benfica e a Juventus do experiente Luciano Spalletti, em que criticava o facto de grandes clubes escolherem técnicos de escassa experiência, foram vistas como uma crítica a Arbeloa, que, quando questionado, respondeu: "Vocês sabem todos o que o 'Mou' representa para mim. Se um treinador como ele fala, sobretudo ele, eu ouço e analiso."

PUB

No entanto, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente aos 'blancos', o setubalense deixou um contundente esclarecimento sobre essas afirmações, complementado com elogios a Arbeloa: "A pergunta que me fizeram foi se era uma surpresa o Spaletti treinar a Juventus. (...) O que me surpreende é que quando um treinador sem história treine um grande clube. Em 2000, o Benfica chamou um treinador que não treinou ninguém. (...) Pensava que queriam que fosse assistente. Passou-se comigo. Em Espanha, deu-vos para falar de Arbeloa. Em Itália, de Chivu [treinador do Inter, ex-jogador de Mourinho no clube italiano]. São meus meninos, são ex-jogadores meus e ex-jogadores especiais. Arbeloa é dos jogadores que, do ponto de vista humano e da empatia pessoal, é dos meus preferidos. Foi um dos melhores homens que jogaram no Real. Era o último que poderia pressionar."

Por sua vez, Arbeloa respondeu na mesma moeda: "Não perdi a conferência, não a perdia como jogador. Para mim, é um orgulho tremendo ouvir o que ele disse de mim. Fiquei emocionado e feliz. Significa mais do que um treinador, sobretudo a nível pessoal. Foi muito importante na minha carreira. Considero-o um grande amigo. Agradeço-lhe as palavras. Espero dar-lhe um forte abraço."

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas