Estrelas O drama que une José Mourinho e Francesco Farioli e que os afastou de momentos irrepetíveis em família
José Mourinho e Francesco Farioli são dois dos grandes protagonistas desta temporada, nos bancos de Benfica e FC Porto, respetivamente, com o sucesso a sorrir mais ao italiano contratado pelos dragões no último verão. Para além de técnicos de excelência, estes dois homens partilham a característica de terem uma grande ligação à família, que já foi melindrada pelas obrigações profissionais.
Efetivamente, ambos têm em comum o facto de terem falhado o nascimento de filhos por culpa dos deveres nos relvados. O 'Special One' relembrou esta situação em novembro de 2021, quando, na altura, enquanto treinador da Roma, não fez parte da celebração dos 25 anos de Matilde.
"04/11/96, Sporting Gijón vs Barcelona... 25 anos depois, 04/11/21, Roma vs Bodo/Glimt... Desculpa, Tita, mas sempre contigo. Feliz aniversário", escreveu, referindo-se à altura em que não assistiu à chegada da primogénita, em comum com a mulher, Tami, ao mundo porque, nesse dia, era adjunto de Bobby Robson no banco do Barcelona, quando os catalães empataram no reduto do emblema asturiano. Para além de Matilde, José Mourinho, recorde-se, é ainda pai de José Mário Mourinho Jr., hoje com 25 anos.
Já Farioli causou polémica quando, a 11 de dezembro de 2024, altura em que estava às rédeas dos neerlandeses do Ajax, anunciou que não iria estar no nascimento do filho, Tommaso, em Itália, para onde viajara a companheira, Agata Alonzo. O rebuliço que dessas declarações eclodiu, causando divergências de opinião entre comentadores acerca da pertinência de valorizar a vida profissional acima da familiar, foi depois clarificado pelo próprio.
1/1 - Foto : José Gageiro/Movephoto
Francesco Farioli, Agata Alonzo e os filhos, Tommaso e Lea
"Tomámos esta decisão enquanto família, há algum tempo. Decidimos juntos que era melhor que a minha mulher regressasse a Itália, onde estaria rodeada de família que pudesse ajudá-la nos últimos dias da gravidez, porque, como imaginam, não sabemos quando o bebé irá chegar, portanto, desejámos criar o ambiente mais seguro possível", explicou, na conferência de imprensa antes do jogo frente à Lazio, na Liga Europa.
No dia a seguir ao nascimento de Tommaso, a 22 de dezembro de 2024, ou seja, a tempo para a quadra natalícia, Farioli mostrou-se feliz, na 'flash interview' depois de um triunfo perante o Sparta de Roterdão (2-0), sanando qualquer resquício de controvérsia: "Ele nasceu na noite de ontem, estarei com a minha famíia na hora de almoço de amanhã. Tudo correu bem, que é o mais importante. É maravilhoso, vou desfrutar das minhas férias com a família."
O técnico dos dragões afirmou, nessa altura, que também na altura do nascimento da primeira filha, Léa, não pudera estar presente. "Estava a treinar na Turquia [no Alanyaspor], na altura. A minha filha nasceu numa quinta-feira, jogámos num domingo e às sete da manhã de segunda-feira, já estava lá", frisou.
Atualmente, José Mourinho, de 62 anos, reside longe da sua prole, que se encontra em Inglaterra. Já os descendentes de Farioli, até pela sua bem mais tenra idade, estão em Portugal: recentemente, o timoneiro transalpino de 36 anos até relatou que Léa está obcecada com os cânticos do FC Porto e que conteúdo relacionado com os dragões tem dominado a sua televisão.