Estrelas O drama que marcou para sempre José Rodrigues dos Santos
A morte premaura do pai foi um acontecimento que marcou para sempre a vida de José Rodrigues dos Santos. O jornalista de 60 anos de idade, voltou e relembrar o progenitor numa entrevista a Manuel Luís Goucha. Questionado sobre quem não estava na plateia quando lançou o seu último livroe gostava que estivesse, o rosto da Informação da RTP1 não hesitou: "O meu pai, por exemplo. O meu pai morreu quando tinha 19 anos", começou por relembrar.
O escritor lamenta o facto do progenitor, José da Paz Brandão Rodrigues dos Santos, nunca ter assistido à sua carreira, tanto televisiva como literária. "Apenas apanhou o início, quando comecei a trabalhar na rádio Macau. Tinha acabado de entrar na faculdade quando ele morreu."
"Perdi o medo de o perder e é nesse instante que o perco"
Em 2019, numa entrevista a Júlia Pinheiro, o jornalista confessou que sempre teve medo de não voltar a ver o pai. "Há uma história engraçada. Desde miúdo - os meus pais viajavam muito, o meu pai então passava a vida a voar de avião, eu só via o meu pai aos fins de semana, essa é que é a verdade - nesse sentido era um bocado um pai ausente. Lembro-me que o via partir e interrogava-me desde miúdo se era a última vez que o estava a ver. Sempre, sempre, sempre."
Foi ao longo deste relato, que o rosto da estação pública relembrou a última vez que viu o progenitor. "Isso sempre aconteceu até um dia em Macau, estava em Macau, e ele partiu para o Brasil para tirar um curso. Lembro-me de o ver a descer e pela primeira vez na vida pensei: 'não, vou voltar a vê-lo'. E foi a última vez que o vi. Isso foi uma ironia. Perdi o medo de o perder e é nesse instante que o perco."
Também poderá gostar de
Francisco Pinto Balsemão morreu com a família por perto: as últimas horas do fundador da SIC e as causas da morte
Conheceram-se numa boate e até aprendeu a jogar golf para o acompanhar: quem é Mercedes Balsemão, a viúva de Francisco Pinto Balsemão, que a tratava por Queen Mother
Nem no adeus a Francisco Pinto Balsemão a guerra terminou: Cristina Ferreira não perdoa críticas e ignora morte do ex patrão da SIC
"Partiu zangado comigo". Há uma pessoa que Francisco Pinto Balsemão não perdoou até ao último dia da sua vida
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas