1/11
Hélder Reis
Helder Reis
Helder Reis
Helder Reis
Helder Reis
Helder Reis

Estrelas Zanga de família! Hélder Reis deixou de falar com os pais depois de ter desistido de ser padre

16 de Novembro de 2024 às 10:28
Apresentador da RTP1 abandonou o seminário com 23 anos e agora relata a decisão que caiu mal na sua família

Hélder Reis, de 49 anos de idade, viveu seis anos no seminário, tendo sido seminarista durante mais de uma década e saído aos 23 anos, deitando assim por terra o percurso que o levaria a ser padre, ainda que o caminho que acabou por escolher, na comunicação, o tenha depois conduzido ao sucesso, tornando-se numa das caras mais marcantes da RTP1.

PUB

"Tecnicamente, não tenho dúvidas que iria ser um ótimo padre, mas faltava-me ali alguma coisa. (...) Fui crescendo no seminário e sentindo vontade de ser. Depois, fui baralhando a vontade de ser com a dos outros serem. Então comecei-me a retirar bastante para perceber o que é que queria", confessou o apresentador, em declarações à 'Nova Gente'.

A perspetiva de ser padre era uma pela qual os seus pais estavam extremamente entusiasmados. Por esse motivo, a decisão não caiu bem no seio da sua família, levando até a uma zanga séria. "Eles tinham-se habituado à ideia. Tinham imenso orgulho e imensa expectativa", admitiu, acrescentando: "Para eles, era muito importante, a proporção não era igual para mim. Eu disse-lhes que ia sair, que não era aquilo que queria e que eu errei em ter proletado muito a decisão. Efetivamente, a pressão era muita."

"Eles tinham-se habituado à ideia. Tinham imenso orgulho e imensa expectativa"

HÉLDER REIS

"Fiz Teologia até ao fim, queria Relações Internacionais e Comunicação, mas um padre não tem escolha. Fui partilhando com eles estas inquietações também académicas e houve uma altura em que disse que não dava, que eles queriam mas eu não. Houve meio ano em que a nossa relação não ficou boa", desenvolveu Hélder Reis. "Não havia partilha, não falávamos, estávamos chateados e vivíamos juntos [risos]. Mas eu era persistente. A minha mãe estava mais chateada do que o meu pai e eu todos os dias falava com ela. Tanto falei que a consegui conquistar para algo muito importante: afinal, a minha felicidade não era ali", adiu o comunicador.

PUB

A relação acabou por ficar remendada e os três formaram uma família feliz até ao fim – o pai de Hélder morreu há 15 anos e a mãe em 2020, tendo ele abraçado o papel de cuidador dos dois. "Nunca pedi desculpa. Mas também nunca desisti deles. Terminámos amigos para o resto da vida. Fui cuidador dos dois até ao último dia com zero ressentimento", rematou.

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas