Estrelas A nova vida de José Mourinho na Turquia: vive em quarto de hotel e come o mesmo prato... todos os dias
José Mourinho, de 61 anos de idade, abraçou o desafio mais exótico desde que, neste verão, começou a sua carreira de treinador, ao tornar-se o novo técnico do Fenerbahçe, de Istambul, assinando um contrato de duas épocas, onde aufere 10,5 milhões de euros por ano.
Desde a chegada que o setubalense tem vivido num quarto de hotel, não aceitando a oferta do clube, que se propôs a arranjar-lhe o melhor apartamento em Istambul, opção semelhante à que havia tomado quando comandou o Manchester United. Os adeptos, diz uma publicação turca, mostraram-se melindrados, por crerem que isto significa que Mourinho já planeia que a estada seja de curta duração. Ainda que, na realidade, não seja um hotel qualquer: trata-se do luxuoso Four Seasons Hotel Istanbul at the Bosphorus, situado nas margens do lado europeu do estreito de Bósforo e onde os quartos custam o equivalente a pelo menos 1200 euros por noite, de acordo com o 'Daily Mail', significando uma despesa de pelo menos 35 mil euros por mês.
A publicação lista ainda alguns dos hábitos de José Mourinho, como a natação diária na piscina do hotel, antes de sair de manhã para a academia do Fenerbahçe, com ajuda do seu motorista, num percurso que o leva até ao lado asiático de Istambul e demora cerca de 40 minutos.



Também referidos são os hábitos alimentares do treinador. Como as suas capacidades culinárias se cingem à confeção de um prato de ovos mexidos, descreve o 'Daily Mail', Mourinho depende da cozinha da unidade hoteleira para as suas refeições, que são as mesmas... todos os dias: canja, seguida de uma pizza margherita, gelado e água com gás. Por vezes, todavia, desloca-se a um restaurante de kebab localizado perto do hotel.
Apesar de apenas ter chegado a Istambul há poucos meses, Mourinho, que recentemente viveu um dia de grande felicidade com o casamento da filha Matilde, já assumiu o seu amor pela cidade, comparando-a a Londres, de acordo com uma fonte do clube: "Está apaixonado por Istambul, porque é como Londres, mas com um clima mais agradável."
No plano desportivo, o português que na época passada treinou a Roma, tem em mãos uma missão complicada: a de destronar o Galatasaray como melhor equipa da Turquia – na última temporada, o Fenerbahçe somou uns impressionantes 99 pontos, mas ficou a três do rival de Istambul, que agora tem no seu plantel Osimhen, um dos melhores avançados do Mundo. O início não é ainda muito promissor, já que, após perder sete pontos, se encontra a oito do Galatasaray, ainda que com menos um jogo. Nesta semana, tem um grande desafio pela frente: o jogo europeu contra o poderoso Manchester United, de Bruno Fernandes e Diogo Dalot.