Estrelas A vitória do amor! A história de Jessica Athayde e Diogo Amaral e como a vontade de reconquistar o amor da sua vida e a sua família o tiraram do mundo das drogas
A história de Jessica Athayde, de 38 anos de idade, e Diogo Amaral, de 43, dava um livro... mas daqueles com um final feliz. O casal prepara-se para trocar juras de amor eterno este sábado, diante de centenas de amigos e familiares, mas o caminho para aqui chegar não foi nada fácil. Os dois atores passaram por fases muito delicadas. Separaram-se e voltaram para os braços um do outros diversas vezes, mas o vício quase os arruinou.
O casal assumiu o romance em 2018 e, aos olhos de quem o seguia, tinha uma vida feliz. Nesse mesmo ano, a atriz descobre que está grávida. Uma gravidez muito desejada, mas que não foi "perfeita" Jessica não tem pudores em afirmar que "detestou" estar grávida, o que a levou a ter uma grande depressão durante o período de gestação. E, ao mesmo tempo, os fãs do casal estavam longe de saber o que se passava entre quatro paredes...
Três meses após o nascimento de Oliver, Jessica e Diogo separaram-se. Em julho de 2019, Diogo Amaral marcou presença n'O Programa da Cristina, na SIC e, sem que nada fizesse esperar avisou a apresentadora, em direto. "Vou usar o teu programa, se me permitires, para libertar uma coisa que quero libertar há algum tempo. "E continuou, pedindo desculpa à SIC e revelando publicamente que sofreu com um problema de adição. "Falhei muito com ele porque tive um problema relacionado com adições durante sete meses da minha vida, basicamente foi quando comecei a trabalhar aqui."
"Está a fazer um ano que acabei com a Jessica, porque ela não merecia estar a levar com uma coisa destas (...) Fiz coisas terríveis. Menti à Jéssica, sempre, menti a tanta gente. Conseguia fingir que estava tudo bem"
Foi durante essa conversa que Diogo confidenciou separado de Jessica há um ano. "Está a fazer um ano que acabei com a Jessica, porque ela não merecia estar a levar com uma coisa destas. Fui ter com um amigo meu, irmão de coração, o Ljumobir [Stanisic], e disse-lhe: Preciso que arranjes uma clínica e só posso ir agora porque vou estrear um filme cuja estreia não quero falhar. (...) Ele deu-me um excerto de pancada, a Jessica também me ajudou muito." Cheio de coragem, o ator abriu o coração e deu o peito às balas perante milhares de portugueses. "Fiz coisas terríveis. Menti à Jessica, sempre, menti a tanta gente. Conseguia fingir que estava tudo bem. Não usava [drogas] quando estava a trabalhar, nem quando estava com o meu filho [Mateus], mas arranjava maneira de por o meu filho em casa da minha mãe para usar. Sou um sortudo do caraças. Tive a sorte de passar por isto tudo. Estive numa clínica na Escócia, que é o planeta dos horrores. É um hospital, tiram-te o telemóvel, revistam-te todos os dias, é horrível. Aquilo que eu vi ali faz-me não querer voltar lá."
Diogo aproveitou também este inesperado momento para pedir publicamente desculpa a Vera Kolodzig, antiga companheira e mãe do seu primeiro filho, Mateus, de 10 anos de idade.
Jéssica e Diogo estiveram separados cerca de dois anos, mas o amor e a cura de Diogo fizeram com que os dois voltassem para os braços um do outro. Só mais tarde é que a atriz teve coragem para falar, em público, de tudo o que aconteceu. "A minha separação foi uma separação triste, não foi por falta de amor. Comecei a perceber que a adição é uma doença para a vida. Ele estava a fazer o caminho dele e esse caminho não estava a ser compatível com o facto de ter um bebé pequeno", disse, em abril de 2021 no 'Alta Definição'.
"Tive de tomar uma decisão dura, o mais importante era que o meu filho crescesse num ambiente certo. Eu queria tanto este filho, amava tanto o pai do meu filho, queria tanto que ele crescesse com os pais juntos. E isso não acontecer foi... Tive de me afastar e ele teve de encontrar o caminho dele e eu o meu"
A atriz afirma que teve que tomar uma decisão pelo bem-estar do filho. "Tive de tomar uma decisão dura, o mais importante era que o meu filho crescesse num ambiente certo. Eu queria tanto este filho, amava tanto o pai do meu filho, queria tanto que ele crescesse com os pais juntos. E isso não acontecer foi… Tive de me afastar e ele teve de encontra o caminho dele e eu o meu. Tive de perceber que o que o Diogo tinha não era uma fase, era uma doença, cheguei a ir a reuniões..."
Durante o processo de recuperação, Diogo Amaral acabou por estar ausente da educação do filho, mas Jessica admite que esse processo permitiu que hoje o ator recuperasse o tempo perdido ao lado de Oliver. "O Diogo teve de se ausentar porque faz parte da recuperação dele… mas eu fiquei sozinha com um bebé. Mas foi importante para o meu filho ter um pai, presente, que é o que acontece."
Também numa entrevista a Júlia Pinheiro, Jessica mostrou-se muito orgulhosa de todo o processo do agora marido. "Tenho muito orgulho nele (…) as pessoas não têm consciência do processo todo que o Diogo faz e ele um dia quando quiser há-de falar disso mas o processo todo que faz parte da vida dele para se manter saudável e bem e a quantidade de pessoas que ele ajuda com a partilha dele, a forma como ajuda e encaminha para quem tem que encaminhar é… A quantidade de pessoas que tem adições é brutal e realmente é uma doença horrível." E não tem dúvidas de que o tempo que estiveram afastados foi essencial para o equilíbrio que conquistaram. "Esse tempo de afastamento, mesmo existindo amizade, foi durante bastante tempo e foi até haver uma prova de ‘ok ele está mesmo a fazer este trabalho’ e o Diogo está há quatro anos mais saudável do que uma ervilha, está melhor, muito melhor."
Seis anos depois de esta fase turbulenta, Jessica e Diogo celebram o amor com um casamento de arromba. O ator prepara-se para tornar a relação com a sua Célia oficial... é a vitória do amor!