Estrelas Ana Guiomar: dos papéis cómicos na SIC a uma das estrelas principais da TVI. Como a vida dela mudou em seis anos
Corria o ano de 2004 quando Ana Guiomar, então com 16 anos de idade, se estreava na série juvenil Morangos com Açúcar. Na pele de Mitó, ou Marta, como também a chamavam, conquistou os portugueses e ganhou um lugar no coração de muitos dos seguidores da trama de sucesso da TVI. Mais de duas décadas depois, aos 36 anos de idade, é uma das principais estrelas do canal de Queluz de Baixo.
Mas não foi fácil atingir este lugar ao sol. Depois da série juvenil, ainda fez mais uma novela na TVI, Tempo de Viver, em 2007. Seguiram-se projetos na RTP1 e, em 2009 deu vida a um polémico papel de lésbica na novela Podia Acabar o Mundo, da SIC. Em Paço de Arcos integrou o elenco de uma dezena de projetos, entre séries e novelas. Aliás, foi ainda neste canal que teve a primeira oportunidade como apresentadora. Aconteceu em 2016 no programa de domingo à noite Best Bakery – A Melhor Pastelaria de Portugal. Durante todos os anos em que esteve mais ligada a projetos do canal do Grupo Impresa, com o qual nunca teve contrato, nunca chegou a qualquer papel de protagonismo.
Em 2019, surpreendeu tudo e todos ao regressar à estação em que se estreou. Felipa Garnel, então diretora de programas, fez todos os esforços para a resgatar e deu-lhe de imediato o papel de co-apresentadora do programa Ver p’ra Crer, exibido antes do Jornal Nacional. Ainda fez mais uma novela, Amar Demais, e, em 2021, após o regresso de Cristina Ferreira à estação, agora como diretora de programas, ganhou ainda mais destaque.
Tornou-se protagonista de Festa é Festa, a novela de maior duração na televisão portuguesa e tem vindo a somar projetos como apresentadora. Hoje, é considerada por muitos uma das principais estrelas do canal, com o qual assinou contrato de exclusividade. E deu um sim à direção de programas quando a desafiaram a conduzir um novo formato, agora aos domingos de manhã. Em Por Tudo e Por Nada promete esclarecer todas as críticas que restaurantes e lojas recebem em redes sociais. Esta é uma grande aposta do canal, que quer recuperar audiências num horário que, habitualmente, sorri à SIC.