Estrelas Cancro vencido! Frederico Amaral rendido à mulher que é a sogra, Carla Andrino
Frederico Amaral, de 39 anos de idade, é ator e casado com a colega Marta Andrino, filha da atriz Carla Andrino. Numa crónica que escreveu para a TV Guia desta semana, o ator fala do cancro, apelidado por si de "bicho mau", e se, em primeiro lugar, começa por dar o exemplo de Maria, uma familiar, a quem lhe foi diagnosticado recentemente a referida doença, depois recordou o drama do pai, que morreu há mais de duas décadas.
"Aos 49 anos, tinha eu 16, o mau pai descobriu que tinha um bicho mau. Já não podia ser operado. Na altura, os tratamentos não eram feitos nos Açores, os pacientes tinham de vir ao continente. O meu pai ainda veio a alguns tratamentos, mas depois desistiu. Não o culpo por isso, mas sei que ele desistiu. Entregou-se. Sei que há casos irreversíveis, mas, hoje em dia, acredito que, se ele se tivesse agarrado à vida com garras e dentes, talvez tivesse ficado cá mais tempo. Talvez. Nunca saberei. Mas quero acreditar que a esperança cura", escreveu, partindo a seguir para o conhecido caso da sogra, Carla Andrino, em 2016.
"Outro caso da minha família foi o da minha sogra, Carla. Um diagnóstico totalmente diferente do do meu pai, noutra década, mas ainda assim potencialmente fatal. Foi duro, ela sofreu muito... Mas o que eu assisti de perto foi uma MULHER que agarrou no Bicho Mau... Vou dar cabo de ti pela gola. Levantou-o no ar e deu mesmo cabo dele. A Carla agarrou-se à Vida, à Família e à Arte. Nunca mais me esquecerei de estar na mesma peça com ela, em que ela fazia três personagens! Estava de rastos, repito, de RASTOS, por causa dos tratamentos, mas mal ela entrava em cena, tudo desaparecia e ela brilhava, como nunca. A ARTE CURA. Eu vi."
Frederico Amaral, que podemos ver atualmente como Moisés, na série 'Salto da Fé', da RTP1, deixa uma mensagem (sentida) aos milhares de leitores da TV Guia: "Para todos nós, que vivemos a vida muitas vezes 'atropeladamente', a vida engole-nos e nem damos por ela. Cabe-nos a nós viver um dia de cada vez, é difícil, mas viver no agora e só no agora. Fazermos o que estiver ao nosso alcance para sermos felizes, mantermos a nossa mente sã e o nosso corpo são. Para ti, minha Maria, e para todas as outras Marias, que possam estar a ler isto: tenham ESPERANÇA e FÉ na vossa LUTA, vai dar tudo certo."
Leia a 'Varanda da Esperança' na íntegra na TV Guia desta semana, nas bancas de Portugal, ou na versão digital, aqui.