A Sentença É tudo mentira! A TV Guia esteve nos bastidores de 'A Sentença' e revela todos os segredos
Todos os dias, 'A Sentença' é vista por cerca de 500 mil pessoas. Mas será que os telespectadores têm realmente a percepção dos moldes do programa apresentado por João Patrício? A TV Guia esteve nos bastidores do formato de sucesso da TVI e descobriu tudo acerca daquele que já se tornou o tribunal mais conhecido do País. Se é dos que acredita que tudo o que se passa naquele "palco" é verdade, prepare-se! Este artigo pode ser uma verdadeira bomba para si.
Se, até agora, achava que os presentes na “sala de audiências” eram verdadeiras testemunhas e acusados, desengane-se! São todos atores, à exceção de João Patrício, que dá a cara pelo programa, e de Hélder Fráguas, que já exerceu funções como juiz, mas que nos últimos anos se dedicava à advocacia. Todos os restantes participantes são fruto de casting e João Patrício – também diretor-executivo de Entretenimento e Ficção da TVI – garante que esse é um ponto assumido... mesmo que muita gente não tenha dado conta. “Isso para nós nunca foi tema! Até porque diz na ficha técnica”, começa por afirmar à TV Guia, salientando que é fascinante que as pessoas acreditem que tudo o que se passa naquele estúdio é real. “É sinal que a televisão está a funcionar! A televisão tem de – e deve ter – esta capacidade de nos fazer abstrair. Eu próprio, quando estou a gerir os casos, a primeira coisa que faço é esquecer-me que os meus interlocutores não passaram por aquelas vidas.”
E quem dirige estas personagens que conquistaram os portugueses é a atriz e ex-concorrente do ‘Big Brother Famosos’, Catarina Siqueira, que nos confidencia todo o processo. “Os dois “gigantes” [os protagonistas] são me entregues e eu faço toda da linha narrativa. Consoante o tempo que tenha com cada um, construo ali uma ‘storyline’ para que eles façam a coisa com a maior verdade possível”, revela à TV Guia. Um processo que lhe tem dado muito trabalho, mas também muito gozo. “Há uns que têm mais apetências que outros. O que nos facilita ou dificulta o trabalho. Mas acho que temos tido muita sorte. Tem sido muito bom e muito divertido. É bastante trabalhoso, mas muito prazeroso.”
Já as histórias, essas são verdadeiras. "Os casos são retirados da jurisprudência portuguesa e, depois, naturalmente enquadrados”, esclarece o apresentador.
Quer saber mais pormenores desta nossa viagem pelos bastidores? Leia tudo na TV Guia deste semana, já nas bancas de Portugal, ou na edição digital, aqui.