Festival da Canção Fernando Daniel não venceu e acusa desgaste psicológico "de meses" depois da passagem pelo Festival da Canção
Fernando Daniel era tido para muitos como o grande favorito à vitória do Festival da Canção 2025 com o seu tema 'Medo'. A verdade é que o artista português não conseguiu ir além de um terceiro lugar na grande final, ficando atrás de 'Cotovia' de Diana Vilarinha e da canção vencedora 'Deslocado', dos NAPA. Ainda assim, partilhou nas suas redes sociais uma reflexão sobre toda a experiência e da forma como este é mais um capítulo encerrado na sua carreira.
"Estou neste momento a chegar a casa depois de duas semanas bastante cansativas. Entre estar prestes a ser pai, entre ser hoje ou amanhã, numa ansiedade constante de estar sistematicamente a olhar para o telefone à espera de uma chamada", começou Fernando Daniel que a certa altura pensou que o filho pudesse vir a nascer durante a Final do Festival da Canção – o que não se verificou já que o pequeno Fernando nasceu a dia 3 de março, poucos dias depois do pai se apurar.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Fernando Daniel (@fernandodaniel)
O artista não esconde que sentiu a pressão daqueles que o consideravam como um dos favoritos a vencer mas que tentou sempre colocar isso de parte: "Sentir constantemente a pressão daqueles que me apontavam como um dos favoritos, mesmo tendo sempre descartado tal papel (...) o que interessava era a canção e a capacidade e a defender em palco".
"Sinto que em duas semanas gastei o psicológico de meses. Mas é nestes momentos que cresço, é nestas adversidades que me torno mais capaz para o futuro", continuou.
Apesar de tudo, Fernando Daniel confessa que seria hipócrita da sua parte esconder a tristeza que sente neste momento mas que acima de tudo se orgulha do trajeto da sua equipa, da performance e do planeamento ao qual se comprometeu: "Há coisas que são difíceis de entender, mas talvez até seja melhor assim (...) Disse-o várias vezes "gostaria de vencer a Eurovisão e dar essa alegria aos portugueses a fazer aquilo que mais gosto" (...) Não foi dito com presunção ou arrogância. Veio de um lugar com muitos sonhos ainda por cumprir".
"Sinto que em duas semanas gastei o psicológico de meses."
Ainda assim, admite que a derrota no Festival não afeta a sua carreira e que, pelo contrário, ajudou a que se encontrasse e percebesse mais de si mesmo, adiantando mesmo algumas surpresas que irá partilhar com os fãs.
O artista termina a reflexão parabenizando os NAPA, grupo madeirense que venceu o Festival, desejando "tudo de bom nesta jornada".