Estrelas Foi ela quem fez as 6 mil perguntas do Trivial Pursuit e há 50 anos que faz as palavras cruzadas do Expresso: o que faltava saber sobre Mercedes, a viúva de Francisco Pinto Balsemão
Mercedes Pinto Balsemão, ou Tita, como todos carinhosamente sempre a trataram, sempre foi uma mulher discreta, que nunca largou o marido nos bons e maus momentos. Mas também nunca abdicou de ter uma vida profissional e há vários factos curiosos no seu percurso.
Romancista discreta, escreveu o romance histórico ‘A Imperatriz que Veio de Portugal’, em 2013, mas um dos maiores marcos da sua carreira é o facto de ter lançado em Portugal dois jogos de tabuleiro muito conhecidos: o Trivial Pursuit e o Pictonary. “Fiz aquelas perguntas todas, são seis mil perguntas, e mais as das [edições] de crianças”, confirmou, numa entrevista a Júlia Pinheiro.
Nessa altura, viveu dias de loucura. “Estava tão desesperada com o desporto que até pagava aos meus filhos para me fazerem perguntas”, riu-se, ela que se orgulha muito de ter estado envolvida na chegada destes jogos a Portugal. Entretanto, chegou a atualizar as perguntas uma vez, mas já voltaram a ser revistas, ainda que sem ser sob a sua alçada.
















Sob a sua alçada, todavia, continuam as palavras cruzadas do semanário ‘Expresso’. É que é Mercedes Pinto Balsemão quem as faz desde a fundação do jornal, há mais de 50 anos. Só que esta é uma história que poucos conhecem, uma vez que a empresária usa um pseudónimo para isso. “Há 50 anos que faço as palavras cruzadas do ‘Expresso’, muitos anos. Não queria nada pôr o meu nome, achei que era uma brincadeira inicial, mas uma brincadeira que dura há 50 anos”, confidenciou na mesma entrevista.
O mais curioso é que para além de fundadora, a viúva de Francisco Pinto Balsemão foi a primeira colaboradora do jornal. E ainda hoje tem este trabalho. “Tenho que fazer todas as semanas. Às vezes fico farta, estou quase a demitir-me", ri-se, ela que continua a usar um dicionário para ajudar a ter uma das palavras cruzadas mais elogiadas do país.
Estes são dois factos por muito desconhecidos mas que espelham bem as características de Mercedes Pinto Balsemão enquanto profissional, ela que é também uma mulher muito solidária e continua a ser a presidente da SIC Esperança.