Estrelas Igor Regalla defende Jorge Gabriel das acusações de racismo
Igor Regalla, de 36 anos de idade, debruçou-se sobre a questão do 'blackface', o conceito de pintar a cara para imitar uma pessoa de cor negra que foi historicamente em países anglófonos associado a performances de cariz racista, dando o exemplo do caso de Jorge Gabriel na 'Praça da Alegria', que o fez, numa emissão alusiva ao Dia dos Reis, para interpretar o rei Baltazar, levando a críticas do ator Marco Mendonça, que criou uma peça precisamente sobre este tema, ecoadas por outras personalidades.
"Há muita gente que me vai passar a odiar depois de dizer isto, porque há esta ideia do 'blackface' estar associado... De repente, o Genet que escreveu para atores brancos para poderem fazer a peça, de repente não podem fazer esse espetáculo?", disse, no programa 'Cá Por Casa', de Herman José.
No entanto, o ex-namorado de Carolina Deslandes fez uma ressalva, assinalando as vezes em que o 'blackface' foi utilizado de forma discriminatória: "Percebo a questão. Eu sou preto, sou ator, é uma luta para mim, já falei sobre esta questão inúmeras vezes. Mas nem é tanto ao mar nem tanto à terra. Uma coisa é o 'blackface', no verdadeiro sentido da palavra, que denegria, no verdadeiro sentido da palavra, a imagem de todo um povo... outra coisa é, não vejo porque é que o Herman num sketch não se possa pintar de preto para fazer humor sobre o assunto."
Por fim, mencionou: "Na semana passada aconteceu aqui no canal: o Jorge Gabriel pintou-se de preto para fazer de Rei Baltazar e foi muito falado. Eu percebo os dois lados no fundo, no entanto, nem tanto ao mar nem tanto à terra."