Estrelas José Wallenstein ainda chora morte do filho
José Wallenstein, de 64 anos de idade, não esquece a mágoa causada por ter perdido um filho de cinco meses, em 1986. Chamava-se Simão, era fruto do casamento com Vera Castro e sofria de trissomia 21.
"Metade das crianças com trissomia 21 morrem até um ano de idade, porque têm um problema de má-formação cardíacas associada", relata, em entrevista à 'Nova Gente', acrescentando que sabiam do risco: "A Vera, na altura, foi acompanhada por um obstetra estúpido, que depois o vi na campanha contra o aborto. Não fui à consulta onde ela ia marcar a amniocentese e o raio do homem conseguiu convencer a Vera a não fazer porque era perigoso."
No entanto, o ator, que irá estar na novela da SIC, 'A Promessa', realça que se mantém tranquilo com esse passado: "Vivo pacificamente com isso. Fiz o meu melhor enquanto o Simão cá esteve. Depois, tive dois filhos. A Laura, de 12 anos, e o António, de nove." Ainda assim, diz que passar por aquilo fez alterar a sua perspetiva: "Noutras relações posteriores, chegou a equacionar-se a hipótese de ser pai e eu nunca quis. (...) Não era receio, era como se tivesse fechado essa porta com a experiência do Simão."
Por fim, José Wallenstein frisou: "Vejo pais com crianças com trissomia 21 e são eternas crianças, são pessoas muito dependentes. Naquela época, não havia tanta estimulação precoce, mas adorava ir com o Simão para Feira Internacional de Ciências e Engenharia. Mas a natureza resolveu por mim [pausa]. Fiz o melhor que pude e, neste momento, vivo comletamente pacificado com isso. (...) Vejo muitas vezes em mim oq ue seria a minha vida ter um bebé grande a vida inteira. Portanto, digo com a maior honestidade, foi uma dor, mas foi um alívio."