Big Brother Lembra-se? Luíza Abreu foi arrasada e humilhada no casting do Ídolos e foi defendida... por Luciana Abreu
Luíza Abreu até entrou cedo na música, através da banda Docemania, composta por jovens que cantavam temas das Doce, mas as portas fecharam-se e foi obrigada a perseguir o sonho do estrelato por outros caminhos.
Assim, em 2012, candidatou-se à quinta temporada do 'Ídolos', da SIC, programa onde a sua irmã, Luciana Abreu, se evidenciara oito anos antes e que, apesar de não ter vencido, a levou a ficar conhecida nacionalmente. Antes das imagens serem emitidas, a então estação de Carnaxide promoveu inclusive o momento com imagens de Lucy, que entretanto se tinha mudado para a TVI, onde concorria ao 'A Tua Cara Não Me É Estranha'.
Para impressionar o júri composto por Manuel Moura dos Santos, Bárbara Guimarães, Tony Carreira e Pedro Abrunhosa, Luíza escolheu 'The Edge of Glory', tema de Lady Gaga que na altura fazia furor. No entanto, o desempenho ficou marcado por equívocos e foi mesmo travado a fundo por Abrunhosa.
"Vou dizer-te uma coisa. Como é lógico, não posso premiar uma pessoa no meu concurso que quer ser o ídolo de Portugal e que revela inconscientemente uma impreparação no repertório português. Não cantaste para este casting, e o casting foi fraco", referiu o cantor, com Bárbara Guimarães a dar continuidade à crítica: "Parece que vieste para um calvário. Estás tão triste!"
Todavia, foi Manuel Moura dos Santos quem optou por aplicar maior contundência nas suas críticas, arrasando a performance de Luíza Abreu.
"Sabes que vens a um casting, que te vais expor. A tua cabecinha devia ter começado por aí. Fizeste parte de um grupo profissional, fizeste espetáculos como profissional, e vais a um casting de um programa de televisão onde estão miúdos dos 16 aos 27 anos e vais arriscar-te a ser humilhada por garotos de 16, 17 e 18 anos que nunca pisaram a porcaria de um palco que nunca fizeram coisa nenhuma e que chegam aqui e que mostraram mais fibra que tu", disse o jurado que na altura era visto como o mais temível pelos aspirantes.
"Fizeste parte de um grupo profissional e vais a um casting de um programa de televisão (...) e vais arriscar-te a ser humilhada por garotos de 16, 17 e 18 anos"
Depois, continuou: "A primeira coisa que devias ter posto na cabeça é que não podias em circunstância alguma dar parte fraca e isto tinha de ser forrado a betão. ‘Chego ali e não há dúvida nenhuma’. Não podias dar o flanco e não fizeste outra coisa desde que aqui entraste. Já percebeste isso? A posição em que te colocaste? Uma pessoa que já cantou profissionalmente, francamente."
Perante esta humilhação, Luíza defendeu-se: "O senhor sabe que, ao vir aqui, eu sabia perfeitamente os riscos que eu corria, óbvio que sabia. Só não estava â espera é que corresse desta forma."
Apesar de Pedro Abrunhosa ter assinalado que até considerava "um sinal de humildade" uma profissional se ter submetido a este casting e de Tony Carreira até ter dito que acreditava que Luíza poderia "fazer melhor", a verdade é que Luíza foi unanimemente rejeitada pelo quarteto. Moura dos Santos voltou, pelo meio, à carga dizendo que Luíza demonstrou "irresponsabilidade" por ter ido sem preparação.
À saída, Luíza Abreu mostrou-se chorosa e deixou uma garantia: "Não é isto que me deita abaixo, nem opiniões tristes que me vão deitar abaixo. Aquele senhor ainda se vai sentar um dia e aplaudir-me de pé."
Mas esta participação não se ficou por aqui. O momento gerou uma grande polémica e Luíza falou à comunicação social mais tarde dizendo: "Mal entrei na sala, o Manuel Moura dos Santos atacou-me logo de rajada. Fiquei logo desorientada com os comentários dele… Foi uma falta de educação e ética!"
Manuel Moura dos Santos retaliou, em declarações à TV Guia, voltando a não poupar nas críticas: "Ela teve as oportunidades todas, puxámos por ela, tentámos ajudar e até a deixámos ir beber água. Mas ela nem a canção das Doce, o 'Bem Bom', sabia cantar." De seguida, agregou: "Ela só nos disse que cantou nas Docemania, mas uma cantora profissional não sabe cantar! Ela foi muito fraca no casting e não conseguiu cantar música nenhuma. Ela não é cantora! As imagens provam isso…"
Quem não gostou nada da forma como Luíza foi tratada foi... a irmã, Luciana Abreu. "Tenho pena e sinto uma tristeza enorme por ter sido tratada com tanta falta de educação e tanta rudez. Mas também não é nada de surpreendente. Dizem que ela se aproveita do facto de ser minha irmã, mas andaram a semana toda a promover o programa deles com imagens da minha irmã no casting e imagens minhas. Até dá a sensação que são eles que se estão a aproveitar da minha imagem e não ela", protestou, à 'VIP'.
"Ela tem muito talento, mas estão sempre a colá-la a mim… As pessoas deviam começar a olhar para ela pelo que ela é", disse ainda, complementando: "Ela é uma boa cantora. Se assim não fosse não a tinha deixado sair de casa naquele dia, porque, acima de tudo, amo a minha irmã."
Refira-se que, a este ponto, já havia história entre Manuel Moura dos Santos e a família Abreu. Foi ele o único jurado a deixar críticas a Luciana no casting do 'Ídolos' e a ligação entre os dois não foi boa após o programa, tanto que Lucy até chegou a enviar um reparo ao 'manager' musical por um comentário deste sobre Carlos Costa noutra edição do formato.
Dois anos antes deste desaguisado entre Luíza e Manuel Moura dos Santos, estas foram as palavras de Luciana Abreu sobre o jurado, no '24Horas': "O melhor é não lhe dar ouvidos. (...) Ele às vezes é muito injusto e revela falta de cultura musical, como diz o Luís Jardim, que tem toda a razão."
Esta menção feita ao recém-falecido Luís Jardim, de quem Lucy era próxima, não é, refira-se, acaso, já que a ligação entre o produtor e Moura dos Santos foi, durante algum tempo, pautado por um tom de antagonismo que se traduziu em polémicas públicas e trocas de farpas entre ambos.