Estrelas Luísa Sobral revela a surpreendente reação de Salvador Sobral ao ouvir pela primeira vez a música que venceu a Eurovisão
Luísa Sobral, de 37 anos, relatou o processo de escrever o tema 'Amar pelos Dois', interpretado pelo irmão, Salvador Sobral, que, no ano de 2017, saiu vencedor do Festival da Canção e, depois, da Eurovisão, em Kiev.
"O meu filho tinha acabado de nascer, o meu primeiro filho. Quando se tem só um filho, parece que não há tempo para nada, hoje em dia sinto que tenho imenso tempo e tenho quatro. Com um primeiro filho é tudo novidade e é tudo avassalador, não existe mais nada para além daquilo", começou por dizer, no podcast 'Posto Emissor', da Blitz.
"Lembro-me que tinha dito que sim, e faltava uma semana e meia para entregar e eu não tinha escrito a canção. O meu filho chorava muito, tinha muitas cólicas e não era fácil. Disse ao meu marido: ‘Olha, vou ter de escrever isto agora, vais ficar com ele agora, tenho aqui duas horas, vou para o quarto e vou escrever’. Faltava para aí uma semana e escrevi", acrescentou a cantora.
A intérprete continuou: "Depois mandei para o meu irmão. Ele estava muito reticente em relação a isto, porque ele não tinha tido uma ótima experiência na televisão, ele não gostava de televisão. Ele disse-me logo desde o início que achava que não queria fazer."
Aí, Luísa revelou a reação de Salvador ao ouvir o tema que havia composto: "Quando lhe enviei a canção, ele disse: ‘Isto eu canto na boa, só que nunca vamos ganhar com isto’. Eu disse: ‘Eu sei, não é nada festivaleira’. Mas também se me chamaram a mim, e foi o primeiro ano em que chamavam compositores que estavam no ativo e não de festival, os dois achámos que nunca iríamos longe com aquela canção, mas ia servir para o nosso propósito máximo que era as pessoas ouvirem a voz dele."
"Quando lhe enviei a canção, ele disse: ‘Isto eu canto na boa, só que nunca vamos ganhar com isto’"
De seguida, contextualiza em que etapa se encontrava o artista: "Ele tinha feito um disco e não estava a ter grande sucesso, na altura disse-lhe: ‘Não está a ter sucesso, porque as pessoas não têm acesso a ele. Quando ouvirem a tua voz vão se passar, só que não ouviram.’ A rádio também não ajuda, ele estava a cantar em inglês e tal, não ajudava. Para nós, o propósito era mostrar a voz dele."
Luísa Sobral disse ainda: "Enviámos para os meus pais, eles disseram a mesma coisa, que não íamos ganhar, mas era bonita, para o meu ‘manager’ e ele também dizer a mesma coisa, para a [cantora] Márcia,… Todos disseram isso. Estava tudo bem, porque eu não tinha intenção… Claro, a partir do momento em que se entra numa competição, imagina-se a ganhar. Eu nunca fui muito competitiva porque sempre perdi a tudo, nunca ganhei nada, era péssima a correr, em desporto, tudo o que se competia eu era má. Então, nunca fui competitiva. Digo sempre que a única coisa que ganhei na vida, foi o meu irmão que ganhou."
Em jeito de conclusão, sublinhou: "Lá fomos sem essa expetativa e ele foi porque ele se sentia bem a defender aquela canção. Não foi a primeira canção que escrevi para ele, mas foi a primeira que ficou conhecida."